Prefeito vistoria revitalização de viaduto Jayme Caetano Braun

11/03/2023 09:28

O prefeito Sebastião Melo vistoriou na sexta-feira, 10, o Viaduto Jayme Caetano Braun, que está em fase final de revitalização. A estrutura foi recuperada e passou por intervenção artística com grafite em homenagem ao artista gaúcho que dá nome ao espaço. Parte da área inferior do viaduto será adotada.

A revitalização do viaduto iniciou-se em novembro de 2022. As equipes contratadas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) realizaram a limpeza, recuperação de passeios e escadas, remoção de pichações, pequenos reparos na estrutura, manutenção da iluminação, das lixeiras e também pintura. O grafite, que retrata a vida e obra do poeta, é obra do artista Erick Citron. Os pilares da parte inferior ainda ganharam as cores da bandeira do Estado. 

O prefeito Sebastião Melo afirma que a recuperação de espaços públicos degradados há tempos recupera a autoestima e a alma da cidade.

"É mais um espaço embelezado e que agora pode ter uma ocupação qualificada pelos moradores. Queremos deixar a nossa Capital mais bonita e agradável de se viver" - Prefeito Sebastião Melo.

Após a pintura artística, o viaduto ainda recebeu uma camada de verniz antipichação. A Smsurb também colocou placas com QR Code que dá acesso a uma playlist on-line na qual estão dezenas de poesias de Jayme Caetano Braun.
 
“O Viaduto Jayme Caetano Braun é um exemplo de que podemos fazer mais do que uma revitalização. Aqui conseguimos dialogar com as pessoas que passam diariamente no viaduto por meio da arte visual e da música. E é isso que queremos, que os espaços sejam ocupados da melhor forma para trazermos mais vida para a cidade”, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.

A parte superior do viaduto também passou por reparos. A Smsurb fez a limpeza, pintura e pequenos reparos. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu) trabalha na troca do fechamento lateral em policarbonato das paradas de ônibus e, também, implanta piso piso tátil na estação. A revitalização integra o programa Mais Transporte, que prevê a qualificação de oito terminais de ônibus. 

“Qualificar os espaços de embarque e desembarque de passageiros é uma das nossas prioridades para melhorar o atendimento do transporte coletivo”, comenta o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

Uma parte da área inferior do viaduto será adotada pelos proprietários do Dog Bella Vista, que já atuam comercialmente no local com a venda de lanches e bebidas. O adotante ficará responsável pela limpeza e manutenção do espaço pelo período de quatro anos.

Dayanne Rodrigues e Aline Rimolo

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes