Para amenizar desabastecimento, Prefeitura começa a distribuição de caixas d'água no Morro da Cruz

18/02/2022 18:10
Luciano Lanes/ PMPA
DMAE
A distribuição das caixas d'água segue ao longo da próxima semana

Os trabalhos da Prefeitura, comissão de moradores e parceiros para amenizar o desabastecimento de água no alto do Morro da Cruz prosseguiram nesta sexta-feira, 20. As equipes distribuíram 27 caixas d’água aos moradores cadastrados e fizeram a instalação do equipamento em quatro residências. 

Durante a semana, técnicos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SMHARF) e Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) vistoriaram as casas para viabilizar a logística das entregas e instalação dos equipamentos para famílias que não têm condições de executar esse tipo de serviço. O planejamento contou com o apoio da Comissão de Abastecimento de Água, liderada pela prefeitura, comunidade e voluntários do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio Grande do Sul (Senge-RS). 

"Esse trabalho é um grande desafio, já que cada casa tem características próprias. Nossa equipe de engenharia está empenhada em adaptar soluções para cada situação e para que consigamos resolver o problema. Além dessa ação emergencial, a prefeitura trabalha em medidas a longo prazo. Os moradores também têm colaborado com a boa vontade em receber nossas equipes e aqueles que têm condições estão instalando os equipamentos", explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi. 

Eliane de Souza foi a primeira moradora a receber a caixa d'água em casa. “Foi uma alegria, só de pensar em não puxar mais água, é um alívio. Agora vai melhorar. Vou poder tomar um banho bom e vou poder limpar mais ainda a minha casa. A gente tem que ter paciência, aos pouquinhos vai. E a ajuda veio. Eu nem esperava”, afirma a cozinheira, que ficou aliviada quando recebeu as equipes.

Cadastro de moradores - A região do Partenon, na área do alto do Morro da Cruz, ficou desabastecida por um longo período, inclusive nas locais com rede formal. A prefeitura, por meio da Comissão de Abastecimento de Água, organizou um cadastro das moradias afetadas. Foram coletados dados de 599 famílias e, destas, 378 manifestaram interesse em obter os equipamentos. 

As equipes do Dmae fizeram a montagem das caixas, com a colocação dos componentes e válvulas. “Os serviços estão avançando. As caixas já estão armazenadas e montadas na região. Gradualmente iremos fazer a instalação nas casas e posteriormente encher os reservatórios a partir da rede”, explica o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.

A prefeitura já adquiriu 400 caixas d'água e o material necessário para a instalação, que deverá ser feita pelos próprios moradores. O Executivo Municipal irá prestar suporte àqueles que declararem não ter condições de instalar o reservatório. A ordem de entrega dos equipamentos prioriza pessoas com deficiência e idosos. 

A região – Localizado no bairro Partenon, Zona Leste da Capital, o Morro da Cruz é uma das comunidades que compõem a região. O Partenon, que possui cerca de 48 mil habitantes e diversas comunidades, é um dos bairros que estão em situação de emergência, devido à seca e aos problemas de abastecimento de água. Os demais são Santo Antônio, Coronel Aparício Borges, Vila João Pessoa e Vila São José que, somados, resultam em 120 mil habitantes. O Dmae informa que as demais regiões mencionadas no decreto emergencial serão beneficiadas em um segundo momento. 

 

Dayanne Rodrigues e Roberta Brum

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes