Número de atendimentos da Guarda na Redenção sobe 125% após entrega do novo posto
O número de ocorrências atendidas pela Guarda Municipal na Redenção cresceu 125% desde a entrega do posto avançado da corporação no parque. A estrutura, em formato de contêiner, funciona 24 horas e permite monitoramento em tempo integral - tanto por meio do patrulhamento ostensivo, quanto do videomonitoramento.
Ao todo, 12 chamados foram atendidos no local em julho - último mês antes do início das operações. Em agosto, foram 27 ocorrências - incluindo 11 abordagens decorrentes de atividades suspeitas, sete motivadas por roubos e duas prisões realizadas pelos agentes lotados na base do Parque Farroupilha.
“Observamos, tanto no período de implantação do posto avançado, quanto nos primeiros dias de funcionamento, que a população recebeu a presença da Guarda Municipal com entusiasmo. A Redenção é um espaço muito importante para a cidade e merece toda a atenção da corporação”, afirma o secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon.
O Posto Avançado Farroupilha é um equipamento em formato de contêiner, com 12 metros de comprimento e 2,5 metros de largura. Até o final do ano, uma estrutura semelhante será instalada na Praça XV, no Centro Histórico. O projeto custou R$ 260 mil e vai reforçar o patrulhamento em uma das áreas mais movimentadas da cidade.
“A presença das guarnições em pontos estratégicos ajuda a aumentar a sensação de segurança, além de facilitar o deslocamento das viaturas, quando necessário. A chegada dos novos agentes, que estão em treinamento, vai acelerar ainda mais este processo”, ressalta o comandante-geral da Guarda Municipal de Porto Alegre, Marcelo Nascimento.
Denúncias - A população pode buscar atendimento nas bases da Guarda Municipal ou solicitar assistência por telefone. O canal de denúncias 153, operado no Centro Integrado de Coordenação de Serviços de Porto Alegre (Ceic-POA), funciona 24 horas.
Andrea Brasil