Comissão apresenta plano de ações emergenciais da prefeitura em áreas de risco

28/12/2021 17:20
Giulian Serafim / PMPA
SEGURANÇA
Plano foi elaborado para estabelecer um conjunto de ações no atendimento à população em caso de desastres naturais

A Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae) realizou nesta terça-feira, 28, a sua última reunião do ano para a apresentação e entrega do “Plano de ações emergenciais de proteção e defesa civil nas áreas de muito alto risco” em Porto Alegre. A 8ª reunião ordinária do órgão aconteceu no Auditório da prefeitura e contou com a presença do prefeito Sebastião Melo, além dos secretários municipais da Habitação e Regularização Fundiária, André Machado; da Segurança, Coronel Mário Ikeda; e outros representantes da comissão.

Melo recebeu um exemplar do plano das mãos do presidente da Copae e coordenador da Defesa Civil do município, Evaldo Rodrigues. O plano foi elaborado para estabelecer um conjunto de ações da prefeitura no atendimento à população em caso de desastres naturais nas 11 áreas consideradas de muito alto risco em Porto Alegre, especialmente em situações de inundações ou deslizamentos.

"Precisamos sempre estar preparados e alinhados para qualquer incidente. Somente assim conseguiremos agir com rapidez e darmos uma resposta imediata à população", frisou o secretário municipal de Segurança, Coronel Mario Ikeda.

O secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, destacou o trabalho realizado pela equipe da Copae pelo trabalho. “Parabenizo a equipe por essa integração e o compartilhamento de dados para podermos atender de forma conjunta a população, especialmente a que reside nas regiões de risco. Só nestas 11 áreas citadas no plano existem mais de mil moradias e quase 5.000 pessoas”, acentuou o secretário.

O presidente da Copae, Evaldo Rodrigues, explicou que o texto do plano foi feito a partir de um levantamento realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), em 2013. “Todas as áreas serão revistas em 2022 e o projeto será atualizado. Vamos fazer um trabalho ainda mais minucioso, junto a diversos órgãos em cada área já mapeada, com o intuito de atualizar e identificar novos riscos", ressaltou.

Barbara Barbieri e Ivani Schütz

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes