Vigilância em Saúde vistoria salas de vacina de farmácias e drogarias para liberação de alvará

19/02/2021 17:18
Alex Rocha/PMPA
SAÚDE
Itens como câmara fria para conservação de vacinas são inspecionados

Uma das atividades do Núcleo de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é dar apoio ao Núcleo de Vigilância de Produtos de Interesse à Saúde, com a vistoria técnica como parte do processo para liberação de alvará de saúde para farmácias e drogarias que pretendem abrir salas de vacinas. Atualmente, 23 lojas de diferentes redes de farmácias possuem alvará liberado para fazer imunização. Outras 12 estão com processo em andamento. 

Na manhã desta sexta-feira, 19, o enfermeiro Augusto Crippa vistoriou duas salas de vacina da rede São João. Na fiscalização, o técnico averigua itens relacionados à área física da sala, que deve ter área mínima de 6 metros quadrados e contar com estrutura de higienização de mãos, caixa coletora de perfurocortantes, lixeiras com pedais, entre outros itens -, à rede de frio da sala (câmara fria para conservação e vacinas, caixas térmicas para transporte dos imunobiológicos, gelox para ambientação das caixas), além de documentos técnicos e Procedimentos Operacionais Padrão (POP) que orientam a conduta dos farmacêuticos durante todo o horário de funcionamento das salas de vacina. A aplicação dos imunobiológicos deve ser feita exclusivamente pelos farmacêuticos. ou por profissionais habilitados tecnicamente para a tarefa.
 
Após a vistoria, o NI/SMS emite relatório parecer técnico, no qual constam itens que porventura sejam necessários corrigir. Não há prazo para as correções serem executadas, mas a sala terá o funcionamento permitido somente após comprovação destas e emissão do alvará de saúde. 

 

Patricia Coelho

Fabiana Kloeckner