Vigilância em Saúde realiza ação para captura de escorpião amarelo no Centro

06/12/2022 08:43

Nesta terça-feira, 6, agentes da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), acompanhados por agentes de combate a endemias e de funcionários do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realizam nova operação no Centro Histórico para captura de escorpião amarelo. Com ponto de encontro às 19h30, na Praça Dom Feliciano, a operação será expandida para quadras da rua dos Andradas, Marechal Floriano, Vigário José Inácio e avenida Salgado Filho.

A operação poderá ser acompanhada pela imprensa. No entanto, não será possível utilizar luz branca para registro da captura. A gerente da Unidade de vigilância Ambiental, Roxana Nishimura, destaca que nas vistorias são realizadas com lanternas de luz ultravioleta, que destacam o escorpião amarelo.

A gestora recomenda que a população residente na região, se possível, restrinja a circulação no horário da operação, previsto para encerrar antes das 22h. O bairro Centro foi o que mais registrou notificação de visualizações do animal à Diretoria de Vigilância em Saúde neste ano. Das 429 visualizações registradas, 300 são do Centro Histórico; 115 foram no bairro Mario Quintana, oito no Anchieta, quatro no Passo D’Areia e duas no Menino Deus.

A ação precede duas capacitações sobre captura do animal que serão realizadas na quarta e quinta-feira, dias 7 e 8, dirigidas a agentes de combate a endemias das regiões Leste e Oeste, no dia 7; e Norte e Sul, no dia 8. Devem participar da capacitação realizada pela bióloga Fabiana Ninov cerca de 40 agentes em cada dia.

Mais informações sobre o escorpião amarelo neste episódio do podcast Voz do Cievs, programa que pode ser acessado no Spotify, na plataforma Anchor.fm (anchor.fm/voz-do-cievs) e no Google Podcasts.

​​​Toda visualização de escorpião amarelo deve ser comunicada à prefeitura pelo serviço 156.

 

Patrícia Coelho

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes