Testes rápidos serão oferecidos em mutirão de serviços nesta sexta-feira

08/04/2022 08:44
Cristine Rochol/PMPA
SMS
O público poderá realizar testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis, hepatites virais e gravidez

A unidade móvel do projeto Fique Sabendo estará nesta sexta-feira, 8, no Loteamento Irmãos Maristas, no bairro Mário Quintana, na Zona Norte da Capital. Das 9h às 14h, serão oferecidas à comunidade orientações sobre prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e testes rápidos. O atendimento faz parte da Ação Cidadão, mutirão de serviços disponibilizados pelo Gabinete da Primeira-dama, em parceria com o Governo do Estado, Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e outras entidades. 

Na unidade móvel, o público poderá realizar testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis, hepatites virais e gravidez. Oferecido pela SMS, o trabalho será feito por servidores, que irão orientar o público e distribuir itens de prevenção. Não há restrição ou orientação especial para realizar os exames. Crianças de até 12 anos devem estar acompanhadas por um adulto ou responsável legal. A partir de 12 anos, é necessário apresentar um documento de identidade. A estrutura tem espaço para testagem rápida e acolhimento e é adaptada a pessoas com necessidades especiais.

Na Ação Cidadão, a população poderá usufruir de outros serviços como encaminhamento de documentos de identidade e de título de eleitor. Além de orientações sobre casos de violência, deslocamentos seguros e a utilização de equipamentos de segurança em veículos. O Sine Municipal estará presente na ação levando seu serviço de intermediação de mão de obra. 

Fique Sabendo - A ideia do projeto é ampliar a prevenção e diagnosticar precocemente as ISTs, além de aumentar o encaminhamento para tratamento, que deve começar o quanto antes. O objetivo ainda é orientar que pessoas diagnosticadas reagentes ao HIV não abandonem o uso da medicação antirretroviral, necessária à manutenção da qualidade de vida.

A forma mais segura de se proteger de doenças sexualmente transmissíveis é usar camisinha na relação sexual. A população também tem acesso a testes rápidos nas unidades de saúde de referência, onde podem ser obtidas orientações e mais informações.

Em caso de chuva forte, a programação pode ser alterada.

Unidade Móvel Fique Sabendo - Testes de HIV, sífilis, hepatites virais e gravidez 
8 de abril – Loteamento Irmãos Maristas, bairro Mário Quintana - 9h às 14h 

Cláudia Fleury

Andrea Brasil