Semana destaca importância da doação de leite materno para bebês prematuros
A pequena Beatriz conhece os benefícios do leite materno desde recém-nascida. Para estender essa possibilidade a bebês prematuros cujas mães ainda não produzem o próprio leite, Maiara Lutz, 41 anos, decidiu doar o excedente das mamadas da menina, hoje com um ano, ao Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas.
São gestos solidários como esse que a Semana Nacional de Doação do Leite Humano pretende estimular. Todos os dias, Maiara separa uma parte do leite que retira das mamas para garantir a nutrição de bebês com risco extremo de vida internados na UTI neonatal. “Saber que estou fortalecendo a saúde de outros bebês é uma forma de contribuir com uma sociedade melhor, pois mais crianças poderão receber um alimento completo que faz toda a diferença no desenvolvimento infantil”, diz.
Ação – A semana é motivada pelo Dia Nacional e Mundial de Doação do Leite Humano, lembrado sexta-feira, 19. O slogan desta edição é Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho: doe leite materno. A ideia é que um maior número de bebês tenha acesso ao alimento mais completo para atender às necessidades nutricionais desta fase da vida. O leite materno protege o sistema imunológico contra doenças infecciosas, atuando na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico.
Durante a semana, o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas promove uma série de atividades para valorizar as doações ao Banco de Leite Humano. A programação inclui conversa com as pacientes sobre pré-natal de alto risco, entrega de lembrancinhas nas buscas domiciliares de leite, mural itinerante com fotos de doadoras e agradecimentos especiais, chá para as doadoras internas da UTI neonatal e confecção de vídeo de agradecimento.
Mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50 mililitros), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem ser doadoras. Para isso, devem entrar em contato com o hospital, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, pelo telefone 3289-3334 (também WhatsApp) ou e-mail bancodeleite@hmipv.prefpoa.com.br.
Leia também:
Banco de Leite do Hospital Presidente Vargas precisa de doações
Andrea Brasil