Saúde registra redução de pacientes na reabilitação pós-Covid

16/03/2022 15:36
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Em janeiro e fevereiro, foram solicitados 13 e 27 encaminhamentos para o ambulatório, respectivamente

O ambulatório de reabilitação pós-Covid da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou redução no encaminhamento de pessoas para atendimento nos dois primeiros meses do ano. De acordo com dados do setor de Regulação Ambulatorial, em janeiro e fevereiro foram solicitados 13 e 27 encaminhamentos das unidades de saúde para o ambulatório, respectivamente.

Em 2021, foram 105 solicitações no mês de dezembro, 50 em novembro, 55 em outubro, 88 em setembro e 106 no mês de agosto. Atualmente, 51 pessoas seguem em acompanhamento no serviço, a maior parte delas desde o ano passado.

O ambulatório de reabilitação pós-Covid realiza atendimentos nas áreas de fisioterapia, psicologia, enfermagem, nutrição, fonoaudiologia, acupuntura e osteopatia. Voltado a pessoas que apresentam sequelas de diferentes gravidades, o serviço entrou em operação em julho do ano passado e funciona no Centro de Saúde IAPI (rua Três de Abril, 90, bairro Passo d’Areia).

A coordenadora do ambulatório, fisioterapeuta Aline Casaril, explica que agora as pessoas apresentam questões mais pontuais, com menos acometimento motor. “A gravidade dos casos tem ficado num nível bem mais leve, como dificuldade de retomar o trabalho e cansaço em menor grau do que víamos alguns meses atrás”, comenta. 

“Atualmente, notamos reclamações na área da saúde mental, pessoas angustiadas com as dificuldades na retomada da rotina e do trabalho, com medo, mas já não se vê pacientes com longos períodos de internação”, relata Aline. Até novembro do ano passado, 86% dos pacientes haviam passado por internação hospitalar que durou cerca de 30 dias e um terço utilizou ventilação mecânica. Agora, isso não ocorre. 

Para a coordenadora de Regulação Ambulatorial da SMS, Fabiane Mastalir, a hipótese para esse novo padrão no quadro dos pacientes resulta do avanço da vacinação. “Houve uma mudança no perfil dos pacientes de Covid-19, que ficaram doentes, mas não necessitaram de internação hospitalar, em sua maioria”, avalia Fabiane. 

Como funciona – O encaminhamento ao ambulatório pós-Covid é feito após consulta nas unidades de saúde. No momento do atendimento, os profissionais avaliam e verificam se há necessidade de direcionar o paciente ao serviço. Casos mais graves são encaminhados ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 
 

Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes