Saúde leva atendimento e prevenção ao Carnaval do Porto Seco

05/03/2023 12:41
Pedro Piegas / PMPA
Cultura e Economia Criativa
Com cerca de 50 trabalhadores da secretaria, Bloco da Saúde falou sobre cuidados para manter a qualidade de vida

carnavalO Complexo Cultural do Porto Seco contou com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que atendeu os foliões durante o Carnaval 2023. Sexta-feira e sábado, 3 e 4, foram 43 atendimentos. 

Com equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a estrutura ocupou uma área de 200 metros quadrados no sambódromo. A UPA ficou disponível durante os dois dias, das 17h às 8h, com equipe apta a prestar os primeiros socorros e remover, em caso de necessidade, para locais com média e alta complexidade. O atendimento contou com uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

Na Tenda da Saúde, o público teve acesso a informações sobre alimentação saudável, estímulo ao consumo de alimentos in natura e minimamente processados. Prevenção e cuidados com tuberculose, sífilis e HIV, dengue, conscientização sobre violência contra a mulher e todas as formas de discriminação também estavam disponíveis, além de distribuição gratuita de preservativos, autotestes de HIV e pintura Não é Não.

O Bloco da Saúde levou animação à avenida, com dicas e cuidados para manter a qualidade de vida e a participação de cerca de 50 trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde. Com o tema Melhor cuidar do que remediar, o jingle destacou aspectos como bem-estar, exercícios e caminhadas regulares, importância da hidratação e de uma alimentação saudável. Lembrou da necessidade das vacinas em dia, do cuidado com a prevenção de infeções sexualmente transmissíveis e do uso de camisinha nas relações sexuais.  

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil