Hospital Presidente Vargas realiza roda de conversa sobre aleitamento materno e doação de leite humano 

07/05/2022 08:41
Cristine Rochol/PMPA
SMS
A roda de conversa ocorre neste sábado, 7, às 14h30, no Shopping Iguatemi

Com a intenção de debater o aleitamento materno e a doação de leite humano, a equipe do Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) promove neste sábado, 7, das 14h30 às 15h30, no Shopping Iguatemi, uma roda de conversa sobre os temas. A ação ocorre em parceria com a Associação dos Amigos do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (Ahmi) e faz parte da campanha Onde as mães se encontram, do Iguatemi de Porto Alegre. O encontro acontecerá no segundo andar do shopping, próximo às lojas Zara e Paquetá.   

“Todos estão convidados a participar desta conversa que é de extrema importância. A maioria não sabe que o leite humano é fundamental para o reforço da imunidade dos bebês prematuros. Ele auxilia os recém-nascidos com risco extremo de vida enquanto a mãe ainda não consegue produzir o próprio leite”, destaca a responsável técnica pelo Banco de Leite Humano do HMIPV, a nutricionista Angelita Laipelt Matias. 

Na sexta, 6, a equipe da HMIPV também estará no shopping distribuindo material informativo e esclarecendo dúvidas. Segundo Angelita, o Banco de Leite tem capacidade de pasteurizar 100 litros de leite humano por mês. No entanto, há apenas seis litros no estoque. “Essa quantidade é baixa”, conclui. O leite materno diminui o tempo de internação hospitalar dos prematuros, pois é rico em nutrientes. O alimento também aumenta a imunidade e melhora o desenvolvimento físico e mental. 

Como doar - Podem fazer a doação mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre. É possível entrar em contato com a equipe do hospital, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, pelo telefone 3289-3334 ou e-mail bancodeleite@hmipv.prefpoa.com.br. Após o preenchimento de cadastro, a equipe começa a buscar o leite direto na residência da doadora, momento em que poderá esclarecer dúvidas.
 
Roda de conversa
Sábado, 7, das 14h30 às 15h30. Local: 2° andar do Shopping Iguatemi, próximo as lojas Zara e Paquetá.

Cláudia Fleury

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes