Hospital Presidente Vargas celebra 69 anos de atendimento à população

24/01/2022 14:38
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Setores do hospital receberam bolo para comemorar o aniversário

O Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas completa 69 anos de atuação nesta segunda-feira, 24. Para marcar a comemoração, cada setor de atendimento recebeu bolos de aniversário para oferecer aos profissionais e pacientes, adquiridos com auxílio da Associação dos Amigos do HMIPV, além de mensagem especial da direção da instituição, que é administrada pela Secretaria Municipal de Saúde (fotos). Na quinta-feira, 27, será realizada missa na Igreja Nossa Senhora das Dores para marcar a data.

O ano terá novidades na infraestrutura do prédio, de acordo com informações do diretor-geral Cincinato Fernandes Neto. “Com recursos advindos de emendas parlamentares, pretendemos reformar o centro obstétrico para acolher melhor as gestantes”, afirma. Com o fechamento da maternidade do Hospital São Lucas da PUCRS, a maior parte das referências do setor veio para o HMIPV, o que aumentou em muito a complexidade das pacientes. 

“Paralelamente, estamos constantemente qualificando a humanização e o acolhimento entre usuários e colaboradores”, comenta o diretor. No hospital, 40% dos pacientes de cirurgia, ginecologia, obstetrícia e pediatria são provenientes da regulação de leitos estadual, vindos de municípios do interior.

O HMIPV surgiu em 1953 como um hospital geral, condição mantida até janeiro de 1978, quando foi transformado em materno-infantil, tornando-se uma referência regional já na década de 1990. O processo de municipalização foi concretizado no ano 2000 e desde então é administrado pelo município, prestando atendimento 100% SUS à população. Desde 2000 é reconhecido como “Hospital Amigo da Criança”, reconhecimento renovado a cada ano desde então.

A missão do hospital é prestar assistência na área materno-infantil e de saúde mental, com ênfase em situações de violência e vulnerabilidade. Localizado no bairro Independência, tem entrada principal da área ambulatorial pela avenida Independência, 661, e entrada para o atendimento de urgência e emergência em Pediatria e Obstetrícia pela rua Garibaldi.

Atualmente, mantém vários programas especiais nesse perfil de atendimento. Entre eles, pré-natal de alto risco para grávidas com patologias diversas, como hipertensão e diabetes, entre outras e atendimento em Medicina Fetal. Também possui programa integral à gestante adolescente (Paiga), programa de acompanhamento dos distúrbios de deglutição, laboratório especializado de triagem neonatal, no qual é realizado o teste do pezinho com cobertura em torno de 90% das crianças do estado do Rio Grande do Sul, com posterior atendimento das crianças afetadas por equipe multidisciplinar.

O hospital ainda conta com o Serviço de Atenção Integral a Saúde Sexual (Saiss) que atende também, como hospital referência, as interrupções de gestação em situações permitidas por lei. No local é mantido o maior e mais antigo serviço do Brasil de atendimento de crianças vítimas de violência sexual que é o Centro de Referência em Atendimento Infanto-Juvenil (Crai).

Possui um ambulatório de anticoncepção e vulnerabilidades. O serviço atende mulheres que não desejam engravidar ou que não tenham se adaptado a outros métodos contraceptivos, com história de sífilis na gestação recente, sífilis no bebê, diagnóstico de patologia mental, usuária de drogas, usuárias em situação de rua e adolescentes (10-19 anos).

Em 2021, o HMIPV realizou um total 225.116 atendimentos e foi responsável por 2.682 partos. Entre os destaques, está o investimento na Unidade de Medicina Fetal. Através de parceria com a Associação dos Amigos do HMIPV, o setor foi modernizado com um aparelho de ultrassonografia de última geração e um monitor de vídeo 32 polegadas. O equipamento produz imagens em 3D e 4D para utilização das áreas de obstetrícia e cardiologia fetal, transmitindo a imagem dos exames simultaneamente para as gestantes e familiares. Outra novidade foi a aquisição de um fetoscópio, aparelho que serve para cirurgia intrauterina em caso de gestação de gêmeos, trigêmeos ou quadrigêmeos.
 

Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes