Enchente provoca alteração no atendimento ao público na Vigilância em Saúde

07/05/2024 09:06

Os serviços de atendimento externo da Diretoria de Vigilância em Saúde estão sendo prestados temporariamente - e por tempo indeterminado - na sede do Laboratório da Unidade de Vigilância Ambiental (Luva), à rua Visconde do Herval, 945, no Menino Deus. Podem ser retirados no local receituários e os formulários de Declaração de Óbito (DO) e Declaração de Nascido Vivo (DNV) para estabelecimentos de saúde, médicos e cartórios. Informações sobre esses serviços podem ser obtidas nos telefones 51 3289-3963 (receituário) e 51 3289-2463 ou 2464 (DNV e DO). O Luva não foi atingido pela inundação. O horário de atendimento externo é das 9h às 17h.

Estão suspensas as consultas prestadas pelo ambulatório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), pois o Centro de Saúde Santa Marta, onde o atendimento ambulatorial funciona, está fechado devido à inundação no Centro Histórico. As consultas agendadas serão remarcadas e comunicadas pela equipe. Informações adicionais pelo WhatsApp 51 3289-5231.

Email - Informações sobre alvarás são prestadas pelo email alvarasaude@portoalegre.rs.gov.br. A vigilância epidemiológica atende, neste período de excepcionalidade, apenas pelo número do plantão, que é conhecido dos serviços notificadores. Nos casos das doenças crônicas pelo email que também é conhecido pelos serviços de saúde.

Informações relativas a autuações e /ou multas são prestadas pelo email defesasaude@portoalegre.rs.gov.br ou pelo telefone 51 3289-2415.

As atividades externas relacionadas ao controle da dengue e de combate ao mosquito Aedes aegypti sob responsabilidade da DVS também podem sofrer alteração, dependendo das condições do território. 

Solicitações, denúncias, informações sobre surtos alimentares devem ser formalizadas ao serviço 156, pelo telefone, internet ou APP 15+ POA. 

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Patrícia Coelho

Andrea Brasil