Dia D de Vacinação imuniza 14,1 mil pessoas em Porto Alegre

22/08/2022 15:34
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Doses serão aplicadas até 9 de setembro nas unidades de saúde

Porto Alegre registrou 14.153 crianças e adolescentes atendidas no Dia D de Vacinação, realizado no sábado passado. Foram 7.689 carteiras de vacinação atualizadas - com ao menos uma dose de vacina aplicada em crianças ou adolescentes menores de 15 anos - e 6.464 crianças entre um ano e cinco anos de vida completaram o esquema vacinal contra poliomielite (ou pólio, ou paralisia infantil) ou receberam a dose extra da gotinha que protege contra a doença.

Na campanha de multivacinação, que prossegue até 9 de setembro, o objetivo é atualizar a carteira, garantindo a crianças e adolescentes que ainda não completaram 15 anos todas as vacinas do calendário, de acordo com a faixa etária. Por isso, o número divulgado é o de carteiras atualizadas, e não de doses aplicadas.

Já as crianças entre um ano e menos de cinco precisam receber mais uma dose da vacina contra poliomielite (paralisia infantil) ou completar o esquema vacinal, dependendo da situação da criança. O prazo da campanha contra pólio é o mesmo, encerrando-se em 9 de setembro.

As vacinas garantem proteção e saúde individual e coletiva. O diretor adjunto da Vigilância em Saúde (DVS), Benjamin Roitman, destaca que as vacinas protegem tanto quem pode receber a dose quanto as crianças e adolescentes que por alguma razão não podem ser vacinadas. “Quanto mais pessoas estiverem vacinadas, maior será a proteção individual e coletiva”, enfatiza Roitman.

Poliomielite – O diretor da DVS destaca que Porto Alegre precisa melhorar o índice de cobertura vacinal da poliomielite. “Isso só vai acontecer se as crianças que precisam receber a dose da vacina forem vacinadas”, lembra. Em 2021, a cobertura vacinal da vacina contra poliomielite, calculada nas doses feitas em crianças com um ano de idade, ficou em 48%, quase a metade dos 95% preconizados como percentual de proteção.

 

Patrícia Coelho

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes