Dengue: Vila João Pessoa terá pulverização de inseticida nesta segunda

03/04/2023 08:46

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) realiza nova operação de pulverização de inseticida - chamada de bloqueio químico - em ruas do bairro Vila João Pessoa nesta segunda-feira, 3, a partir das 8h30. A DVS tem realizado essas operações, especialmente na região Leste da cidade, visando a diminuir a população adulta de Aedes aegypti e, desta forma, o risco de transmissão viral no bairro. 

A equipe tem acompanhamento de funcionários da empresa contratada para a pulverização e de agentes de combate a endemias devidamente identificados, com crachás e coletes. A saída da ação será na altura do número 1.160 da Avenida Veiga. Um perímetro com raio de 150 metros a partir de um ponto da rua Campo da Tuca será pulverizado. As ruas e avenidas principais do perímetro são: Veiga, Campo da Tuca, Tuca, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, entre outras do raio. 

De acordo com os dados do boletim semanal da dengue publicado pela SMS na terça-feira, 28, até o dia 27 foram confirmados 98 casos na cidade, dos quais 79 autóctones - contraídos na Capital. Desde o início do ano, foram notificadas 709 suspeitas à vigilância epidemiológica da SMS, das 616 entre pessoas residentes da Capital. Do total, 357 seguem em investigação laboratorial e 154 já foram descartadas.

A Zona Leste concentra o maior número de casos. Em relação ao mosquito Aedes aegypti, o Boletim da Semana Epidemiológica 12 (dados entre 18 e 25/3) indica alto índice de infestação no bairro onde será feita a pulverização. Com alto índice de infestação, aumenta o risco de transmissão do vírus da dengue na cidade. A dengue é transmitida pela picada da fêmea de um mosquito infectado com o vírus. “Um mosquito saudável que pique uma pessoa infectada com o vírus será infectado e depois continuará o processo de transmissão para outras pessoas”, enfatiza o diretor da DVS, Fernando Ritter. A dengue não é transmitida de uma pessoa para outra.

 

Patrícia Coelho

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes