Capital prepara 9ª edição da Conferência Municipal de Saúde

26/01/2023 15:12

A construção de políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) estará em pauta novamente em Porto Alegre este ano. A 9ª Conferência Municipal de Saúde será realizada de 23 a 25 de março, seguindo a linha de debates da 17ª Conferência Nacional de Saúde, prevista para ocorrer em julho. 

O evento é realizado a cada quatro anos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Conselho Municipal de Saúde (CMS). Está aberto à participação de pessoas que utilizam o SUS, trabalhadores da área, gestores e prestadores de serviços. As inscrições serão abertas no início de fevereiro, junto com o lançamento do site do evento. 

A conferência terá quatro etapas preparatórias com diferentes eixos de discussão. A primeira ocorre em 16 de fevereiro, às 18h30, em local a ser definido. A participação nas preparatórias será pré-requisito para a inscrição na etapa final, com direito a voz e voto, e cada pessoa vai poder se inscrever em somente um eixo. 

“Este é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade acerca das necessidades e prioridades para cada região da cidade, enfatizando a saúde como um direito e em defesa do SUS”, diz a representante da gestão da SMS junto ao evento, Elaine Oliveira Soares. 

Confira as datas e eixos da etapa preparatória:
16/2/23 - Eixo 1 - O Brasil que temos. O Brasil que queremos.
2/3/23 - Eixo 2 - O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas.
9/3/23 - Eixo 3 - Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia.
16/3/23 - Eixo 4 - Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Leia o regimento da 9ª Conferência Municipal de Saúde. 
 

Vanessa Conte e Katia Oliveira

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes