49% dos pacientes que aguardam por internação na Capital são de fora de Porto Alegre

26/05/2022 13:40
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Casos de menor gravidade devem ser atendidos nos postos de saúde

De acordo com dados da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no início da tarde desta quinta-feira, 26, 396 pacientes aguardavam nos pronto-atendimentos ou emergências dos hospitais para internação na Capital. Destes, 51% são moradores de Porto Alegre e 49% de outras cidades.

“Estamos em um esforço permanente para ampliar a capacidade de atendimento. No entanto, orientamos os pacientes a priorizarem os serviços de saúde de suas cidades de origem”, destaca o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta. A maioria das solicitações para internação (304) é de adultos para leitos de enfermaria.

A Capital conta com quatro pronto-atendimentos. Todos operam acima da capacidade. Segundo o dashboard das emergências de Porto Alegre, a ocupação geral é de 165,56%. Já as emergências dos hospitais estão com ocupação geral de 141,78%. O painel apresenta dados do Hospital de Clínicas, Nossa Senhora da Conceição, Instituto de Cardiologia, Santa Casa, Hospital da Restinga e Extremo-Sul e Hospital Vila Nova.

Para evitar a superlotação da rede hospitalar, a orientação é que, em casos de menor gravidade, os usuários busquem alguma das 132 unidades de saúde da Atenção Primária. Confira os endereços aqui.

Mais leitos - Na última sexta-feira, 20, a prefeitura anunciou, em parceria com o Hospital Independência, mais 20 leitos de enfermaria para adultos. As vagas ajudam a desafogar os serviços de saúde, possibilitando o atendimento de mais pessoas. “Com as novas vagas, a Capital já soma 131 leitos abertos, entre adultos e pediátricos, ao longo do mês de maio”, finaliza o secretário.

Luize Baini

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes