Quadrilátero Central: Prefeitura planeja minimizar impactos durante a revitalização

18/03/2022 16:57
Claiton Silva / PMPA
Planejamento e Assuntos Estratégicos
Secretários reuniram-se com diretores de entidades para apresentar o projeto

Se depender da Prefeitura de Porto Alegre , as obras de revitalização do Quadrilátero Central ocorrerão com o menor impacto possível a comerciantes, prestadores de serviços e demais pessoas que se deslocam diariamente ao Centro Histórico. Nesta sexta-feira, 18, os secretários Cezar Schirmer (Planejamento e Assuntos Estratégicos) e Pablo Mendes (Obras e Infraestrutura) se reuniram com as diretorias do Sindilojas Porto Alegre, CDL POA e do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (Sindha) para apresentar o projeto e dar início a um processo contínuo de diálogo e acompanhamento dos trabalhos.

Prevista para começar em abril e com prazo de execução de 18 meses, a revitalização do Quadrilátero Central irá interferir na rotina da zona de maior circulação de pessoas de Porto Alegre. A proposta privilegia o trânsito de pedestres, ampliando as calçadas, qualificando as travessias, reduzindo barreiras de acessibilidade e melhorando a pavimentação em geral. Haverá, também, a implantação de novo mobiliário urbano, melhorias na iluminação pública e a ampliação do sistema de videomonitoramento.

“Tendo em vista a dimensão da obra, é impossível executá-la sem que haja alinhamento com a sociedade civil organizada. Para tanto, viemos apresentar o projeto e propor a estruturação de uma rede de contato permanente, visando colher a contribuição das instituições e minimizar o impacto a ser causado pelos trabalhos”, afirmou Schirmer.

A prefeitura comprometeu a observar datas comerciais - Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia da Criança e Natal - operando de forma a não obstruir o acesso de pessoas aos estabelecimentos, garantia que foi bem recebida pelas entidades. Ficou acordado, também, a elaboração de uma cartilha e de campanhas de comunicação com o objetivo de esclarecer a comunidade sobre a requalificação urbana nesse perímetro do bairro e os benefícios que o trabalho trará para o Centro Histórico. “Possuímos a expertise e fomos bem-sucedidos nas entregas realizadas ao longo de 2021. Temos convicção de que não será diferente agora, com a revitalização do Quadrilátero Central”, salientou Mendes.

Paulo Kruse, presidente do Sindilojas Porto Alegre, reiterou a urgência de iniciar um processo de melhorias no Centro Histórico. “Devemos encarar essa iniciativa como algo positivo para a nossa cidade. Como em toda obra, teremos alguns transtornos, mas pedimos a compreensão dos comerciantes e proprietários de bares e restaurantes e ressaltamos que as entidades farão de tudo para que os negócios não sejam prejudicados nesse período”, assegurou.

O presidente da CDL POA, Irio Piva, frisou a importância da abertura que a prefeitura tem dado às entidades na construção coletiva de projetos e soluções para os problemas da cidade. “Não existe a possibilidade de se fazer uma intervenção deste porte sem que haja algum tipo de impacto para os negócios. Entretanto, para evoluir e melhorar, são necessárias as obras. Na reunião, pudemos conversar, entender, apresentar e ouvir alternativas para os impactos das obras aos lojistas”, destacou.

Para o Sindha, alinhamento e organização são fundamentais para que se reduzam potenciais danos. “Há recursos, intenção e projeto. Ganham todos os que fazem negócios no Centro Histórico e ganha o turismo, que necessita de propostas de urbanismo que sejam belas e funcionais. Da mesma forma, saber o que informar aos nossos associados e quando devemos repassar essas informações é essencial para o planejamento das nossas atividades ao longo dos próximos meses”, observou o presidente da entidade, Paulo Geremia.

Claiton Silva

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes