Desafio Criativo Centro+: o que é um hackathon?

19/08/2021 10:44

Entre 9 de agosto e 26 de setembro, centenas de profissionais estarão mobilizados em busca de soluções inovadoras para um dos espaços urbanos mais importantes da Capital e de todo o Estado. Parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre (PMPA), o Pacto Alegre, BS Project, Co.nectar Hub e Sindilojas POA, o Desafio Criativo Centro+ unirá o poder público, a academia e a iniciativa privada em uma maratona cuja finalidade é apresentar propostas que alavanquem o desenvolvimento e resgatem o protagonismo da região.

Esse é o primeiro hackathon promovido pela atual gestão da PMPA. A iniciativa acolherá propostas em cinco eixos temáticos: Mobilidade Urbana, Vivências do Centro, Ativação Econômica, Mobiliário Urbano e Iconicidade. No entanto, também serão aceitas ideias que contemplem mais de uma área.

Mas, afinal de contas, o que é um hackathon?

Hackathons são maratonas voltadas a profissionais multidisciplinares, eventos que promovem a colaboração em projetos, criando um recurso totalmente novo ou proporcionando uma alternativa inovadora para um problema constante. O nome remete à área da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e representa a junção das palavras hack (programar com excelência) e marathon (maratona), o que resume bem a ideia por trás do evento: correr contra o tempo, trabalhando em equipe, para criar uma solução utilizável.

Geralmente, um hackathon acontece em um espaço confinado e o tempo do evento pode variar entre dez horas e um final de semana inteiro. Essa limitação temporal tende a forçar os participantes a expressar suas melhores ideias de forma visceral, deixando a criatividade fluir sem barreiras limitantes. Quando o tempo acaba, todos os participantes se reúnem e apresentam suas criações a um painel de juízes. Ao final, os melhores projetos recebem prêmios ou benefícios, que muitas vezes podem envolver financiamento para aplicação real do protótipo desenvolvido.

Para o secretário Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, o formato é o ideal para a prospecção de ideias inovadoras. “Um evento como esse representa a ampliação do diálogo com as próximas gerações. O contato com jovens empreendedores e com as universidades oxigenará o projeto Centro+, pois trará a perspectiva das mentes que construirão o amanhã”, afirma.

Acima de tudo, um hackathon é um evento que une pessoas e permite a ampliação da sua rede de contatos. Emplacar um projeto pode representar também um diferencial na busca por uma colocação no mercado. Empresas e profissionais renomados costumam olhar atentamente para o que é apresentado, quando procuram novos talentos. Isso ocorre, em grande parte, porque esses exercícios exigem habilidades além das convencionais, como a capacidade de lidar com a pressão e com prazos.

“A lógica dos hackathons também é descobrir talentos que não estão no radar, ideias boas para a cidade e talentos utilizados em outras áreas que podem ser empregados em ações de interesse público. É uma chance de jogar o holofote sobre um profissional de grande potencial. Um showcase muito bacana, que surpreende pelo número de participantes qualificados e uma maneira de oxigenar o processo”, salienta o professor Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, coordenador do Pacto Alegre.

Saiba como se inscrever no Desafio Criativo Centro+:

Período: 9/08 a 01/09

Site: https://bit.ly/centro-mais

Inscrições gratuitas.


 

Claiton Silva

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes