Concluído o projeto da nova ponte sobre o Arroio Mauá

25/01/2022 14:18

A prefeitura recebeu nesta terça-feira, 25, a versão definitiva do projeto da nova ponte sobre o Arroio Mauá, que liga a Ilha Mauá à Ilha da Pintada. O projeto, que custou cerca de R$ 81 mil, foi executado pela empresa Finger & Sommer Engenharia e revisado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura (Smoi). O documento indica uma execução com prazo de 12 meses, com orçamento aproximado de R$ 2,8 milhões.

O projeto prevê a execução de uma ponte em concreto armado convencional com 52 metros de extensão e 9,6 metros de largura. Sobre o seu tabuleiro de pavimento de concreto, haverá duas pistas de três metros e dois passeios laterais de 1,7 metro. Serão instalados, ainda, novos postes de energia elétrica para garantir a iluminação e segurança do local. Durante a implantação da nova ponte, será construído um acesso temporário para a circulação de pedestres. 

“A ponte será adaptada para cadeirantes, e contará com guarda-corpos metálicos em suas extremidades. Foi projetada e será executada para comportar veículos leves, caminhões de porte médio, ambulâncias, e viaturas das forças militares e bombeiros”, afirma o secretário da Smoi, Pablo Mendes Ribeiro. “O equipamento é de extrema importância para garantir que estas comunidades tenham acesso a serviços essenciais. A nova ponte garantirá segurança para que os moradores cheguem ao transporte público, à escola, e às unidades de saúde, por exemplo”, destaca. 

A execução da obra é uma antiga demanda da comunidade, já que a ponte existente no local foi construída de forma irregular, sem obedecer às normas brasileiras referentes a esse tipo de construção. Com a conclusão do projeto, a prefeitura pretende,  ainda em 2022, concluir a captação dos recursos necessários, licitar e executar a obra. 

Orlando Moraes

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes