Prefeitura lança licitação para pesquisa sobre mobilidade urbana

08/12/2022 14:21

Foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) desta quinta-feira, 8, o edital de chamamento para contratação de empresa ou consórcio visando à realização de Pesquisa de Origem e Destino e Domiciliar. O objetivo é a coleta de dados para o desenvolvimento de políticas públicas de mobilidade urbana. A modalidade da licitação será concorrência do tipo menor preço global. A abertura do envelope de habilitação será no dia 11 de janeiro, às 14h, na sala de licitação (rua Uruguai, 277, 11º andar).

Segundo o secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa, o regime por empreitada por menor preço global foi definido em função das características do objeto licitado. “A medição do serviço prestado será por produto entregue. Esta licitação vai nos dar suporte técnico para qualificarmos a mobilidade urbana da cidade, fornecendo à gestão dados essenciais e atualizados”, destaca.

A empresa contratada deverá fazer planejamento, tabulação, aferição das matrizes de viagens dos dados coletados nas entrevistas e pesquisas complementares, se necessárias, para que haja a compreensão de como a população se desloca na Capital. A última pesquisa para a coleta de dados para este fim ocorreu em 2003. “A pesquisa é um instrumento muito importante para que possamos analisar como as pessoas estão se deslocando e qual o modal de transporte estão utilizando dentro da cidade, a fim de construirmos políticas mais assertivas”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

O contrato terá 18 meses, a contar da assinatura, podendo ser prorrogado. A partir da ordem de início, a empresa terá 12 meses para a conclusão da pesquisa. Os interessados poderão consultar o edital neste link.

 

Aline Rimolo e Andrea Pinto

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes