Saúde é prioridade na assembleia da Região Humaitá/Navegantes

26/11/2022 19:56
Pedro Piegas / PMPA
Orçamento Participativo 2022

Na Assembleia da Região Humaitá/Navegantes do Orçamento Participativo (OP), realizada na tarde deste sábado, 26, os participantes elegeram saúde como prioridade de investimentos, seguida de habitação, educação e assistência social. A reunião, com a participação do prefeito Sebastião Melo, dos secretários e agentes municipais, vereadores e comunidade da região, ocorreu na Escola Municipal Antônio Giúdice, na rua Caio Brandão de Mello, s/n, bairro Humaitá.

O prefeito Sebastião Melo reconheceu que as comunidades do Humaitá-Navegantes enfrentam desafios diários, mas reforça que com diálogo é possível construir soluções. “Não temos dinheiro para tudo, mas vamos priorizar sempre dando a voz às pessoas. Elas que sabem, mais do que o prefeito e do que os secretários, sobre as necessidades da frente da sua casa, esquina ou bairro”, afirmou.

O secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta em resposta às manifestações dos participantes inscritos para fala  destacou o funcionamento, na região, de cinco unidades de saúde, sendo três com horário estendido: a Diretor Pestana e a Navegantes até as 22h e a Farrapos até as 19h. “Esse encontro é espaço importante para que as pessoas se mobilizem e reajam sobre as demandas da região. Foram mais de 62 mil atendimentos realizados no ultimo mês e com estas estruturas temos atendido de forma adequada as demandas da região”, disse.

A conselheira titular do OP da região, Lurimar Fiuza, despediu-se do seu mandato que está chegando ao fim, agradecendo a participação popular no OP e saudando a comunidade do Condomínio Barcerlona, liderado por ela. “Agradeço as pessoas que acreditam. O OP é uma ferramenta muito importante. Não podemos mais esperar. Eu dei a minha vida por 20 anos e quero solução”, disse, aplaudida pelos presentes.

O secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária e diretor do Dmhab, André Machado, explicou que a questão do Barcelona está sendo resolvida através de um compromisso assumido pelo prefeito Sebastião Melo de que os recursos oriundos da venda de próprios municipais seriam utilizados para o Barcelona.

Pedro Piegas / PMPA
Orçamento Participativo 2022
Referência na região, conselheira Lurimar Fiuza se despede do mandato

O conselheiro tutelar da região que assumirá mandato de vereador na Câmara Municipal de Porto Alegre no dia 31 de janeiro, Marcelo Bernardi, nasceu e mora na região. Ele avisou que fará uso de emendas impositivas para o Humaitá-Navegantes. “Assumo o compromisso  de destinar emendas impositivas para a revitalização e implantação de academia no Parque Mascarenhas de Moraes”, destacou.

A plenária teve 364 inscritos e apresentou uma chapa de consenso para representar a região no Conselho do OP (COP). Foram eleitos por aclamação, Airton Merel e Sandra Lúcia Lima Maciel, como primeiro e segundo titulares, respectivamente, e Lucidio Inácio Valoni Ávila e Paulo Renato da Rosa como suplentes.

A Região 1 (Humaitá/Navegantes) do Orçamento Participativo é composta pelos bairros Anchieta, Farrapos, Humaitá, Navegantes e São Geraldo.

Na segunda-feira, 28, à 19h, acontecerá a assembleia da Região Restinga, no Cecores – Centro de Comunidade da Vila Restinga – Avenida Economista Nilo Wulff s/n.

Leia também:

Habitação é prioridade na assembleia da Região Cristal

Região Extremo Sul registra maior participação em assembleias do OP deste ano

Parada Segura no transporte coletivo é prioridade da segunda assembleia temática do OP

Temática Educação, Esporte e Lazer abre a rodada de assembleias do Orçamento Participativo

Rodada de assembleias do Orçamento Participativo começa nesta segunda

Descentralização da cultura é prioridade em temática do OP

Tecnologia acelera plenárias do Orçamento Participativo

Assembleia Temática elege chapa única por aclamação

Regularização fundiária é prioridade em assembleia sobre habitação do OP

Regularização fundiária é prioridade em assembleia sobre habitação do OP

Saúde encerra ciclo de assembleias temáticas do OP

Centro abre as assembleias regionais do Orçamento Participativo

Assembleia do OP da Região Ilhas elege pavimentação como prioridade de investimentos

Assembleia da Região Nordeste do Orçamento Participativo registra 514 credenciamentos

Assembleia do OP da Região Cruzeiro recebe reivindicações dos moradores

 

Indaiá Dillenburg

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes