Prefeitura avança na regularização dos recicladores autônomos

04/11/2021 13:24
Cesar Lopes / PMPA
Governança Local e Coordenação Política
Representantes da categoria foram recebidos no Paço Municipal

Representantes dos recicladores autônomos foram recebidos na prefeitura, na manhã desta quinta-feira, 4, pelo secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo, o chefe de Gabinete do Prefeito, André Coronel, e o diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Paulo Marques. Eles conversaram  sobre a coleta de resíduos sólidos urbanos da cidade.

O Executivo reafirmou sua intenção de formalizar a atividade para que os trabalhadores prestem serviço por meio da contratualização com uma cooperativa. Desde maio, um grupo de trabalho do governo atua junto com os representantes dos recicladores para construir uma alternativa legal para a atividade da categoria.

Enquanto aguardava a apresentação dos documentos de formalização da cooperativa, o DMLU formulou uma proposta de área para a prestação dos serviços. Agora, a prefeitura vai avaliar o enquadramento legal da documentação e adequar a proposta para um roteiro que atenda 25% da demanda de recolhimento de resíduos sólidos no município.

Também participaram da reunião, os secretários-adjuntos de Governança, Luciano Marcantônio; de Serviços Urbanos, Vitorino Baseggio, diretor-geral adjunto do DMLU, Vicente Marques; e a coordenadora de Coletas do DMLU, Vera Rosane Heger. Representaram os recicladores autônomos: Elington Marcelo Dias, Jorge Fagundes, Venâncio Castro e Marcelo Sgarbossa.

  

 

Adriana Corrêa

Lissandra Mendonça