Fórum de Serviços da Região Cristal debate saneamento, segurança e habitação

27/07/2021 12:21

  

Indaiá Dillenburg/SMGOV PMPA
GOVERNANÇA LOCAL E COORDENAÇÃO POLÍTICA
Encontro foi realizado na noite desta segunda-feira

Cumprindo a programação de  realização nas 17 regiões do Orçamento Participativo, aconteceu na noite de segunda-feira, 26, o Fórum Regional de Serviços da Região Cristal. O encontro foi presencial, na Associação Amigos do Cristal (Rua Curupaiti, 925 - Cristal).

Os fóruns regionais de serviços são organizados pela Secretaria de Governança Local e Coordenação Política (Smgov) e o secretário adjunto, Luciano Marcantônio iniciou o encontro destacando a participação da comunidade. "Nosso compromisso é com o diálogo, por isso é importante fazermos valer esses fóruns. E a interação entre a prefeitura e a comunidade só é possível com a participação dos conselheiros, delegados e comunidades das regiões", disse.

Nas manifestações, muitos questionamentos nas áreas de saneamento, segurança e habitação, principalmente de Regularização Fundiária, como pontuou Beatriz Bibiano, da comunidade  Mulheres de Anita. A conselheira titular da região Cristal, Jurema Barbosa, destacou a importância dos órgãos municipais conhecerem as regiões e comentou que o Cristal  foi o primeira a atender um pedido do prefeito Sebastião Melo e criou a primeira Comissão de Habitação. “Nossa comissão quer habitação digna”, disse.  

O aumento de focos de lixo na região também foi debatido. Sirlei Fernandes, da comunidade Francisco do Prado, destacou a importância da conscientização dos moradores para aprender como separar o lixo. O secretário adjunto de Serviços Urbanos, Vitorino Bassegio, enfatizou a importância da participação dos moradores. "Há duas semanas, em plena atividade numa região da cidade, foi necessário que a equipe fizesse, antes  de uma poda de árvore, a retirada de oito caminhões de lixo. A participação da comunidade é fundamental. E para conter o foco nessa retirada, foi feito plantio no local que deve ser cuidado por todos", pontuou.

Bassegio, em reposta a manifestações sobre conservação permanente (capeamento asfáltico), destacou que cinco vias da região constam da programação feita em conjunto com o Fórum de Delegados do OP e Secretaria de Governança Local, sendo que duas da Vila Ecológica serão concluídas em 2021.

O encontro contou com os conselheiros do OP da região, Lindomar de Oliveira e Leonardo Duarte da Silva. Participaram também da reunião pela secretaria de Governança Local, além do secretário Marcantônio, o diretor de Participação Cidadã, Lucas Vasconcellos,  o coordenador das subprefeituras, Pingo Vilar, o secretário executivo do Conselho do OP, Elton Fraga, o gestor da Subprefeitura da região Cristal, Maurício Melo; e a chefe de Democracia Participativa, Priscila Mello de Lima.

Participaram pelas demais secretarias e órgãos, diretor do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Paulo Marques; os secretários adjuntos de segurança, Gelson Guarda; de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres; o diretor ajunto do Demhab, Nelson Beron; o diretor de transportes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Flávio Caldasso; a coordenadora da Unidade de Direitos e da Diversidade Sexual e de Gênero da SMDS, Camila Rodrigues; além de representantes do Dmae, Smed, SMS, Fasc, e Guarda Municipal e da Brigada Militar.

Confira as datas dos próximos Fóruns Regionais de Serviços, com início às 19h:

28/7 - Região 14 - Eixo-Baltazar (on-line)
29/7 - Região 13 - Extremo-Sul (on-line)
02/8 - Região 15 - Sul (on-line)
04/8 - Região 4 - Lomba do Pinheiro (on-line)
05/8 - Região 17 - Ilhas (presencial)
09/8 - Região 7 - Partenon (on-line)
11/8 - Região 6 - Nordeste (on-line)
12/8 - Região 9 - Glória (presencial)
16/8 - Região 5 - Norte (on-line)
18/8 - Região 2 - Noroeste (on-line)
19/8 - Região 1 - Humaitá/Navegantes (presencial)
23/8 - Região 10 - Cruzeiro (on-line)
25/8 - Região 12 - Centro-Sul (on-line)
26/8 - Região 16 - Centro (on-line)

Leia também:
Prefeitura inicia rodada de Fóruns Regionais de Serviços
Região Leste apresenta demandas no Fórum de Serviços

 

Indaiá Dillenburg

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes