IPTU parcelado: 28 mil contribuintes já estão cadastrados para receber as guias por e-mail

24/02/2022 09:30

A Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) contabilizou o cadastramento de 28 mil contribuintes que optaram por receber as guias do IPTU por e-mail. Estes contribuintes irão receber as guias para pagamento parcelado alguns dias antes da data de vencimento, que ocorre no dia 8 de cada mês ou no primeiro dia útil subsequente.

De acordo com o titular da SMF, Rodrigo Fantinel, a iniciativa visa a dar autonomia aos contribuintes para que efetuem o pagamento do tributo de forma mais ágil, sem depender da entrega das guias pelos correios. “As guias do IPTU serão totalmente digitais. Para quem ainda não está cadastrado para receber o documento por e-mail, a prefeitura vai encaminhar pelos correios somente a guia com vencimento em 8 de março”, anunciou o secretário.

A partir da segunda quinzena de fevereiro, foram encaminhadas pelos correios 231 mil guias com a primeira parcela do parcelamento em até 10 vezes. Ao efetuar o pagamento, o contribuinte irá aderir ao parcelamento e poderá solicitar o envio das próximas guias por e-mail ou obter o documento, mês a mês, pelo site do IPTU. "Outra opção é solicitar o débito em conta para evitar atrasos nos pagamentos", sinalizou Fantinel.

Este ano, a Receita Municipal encaminhou junto com a guia do IPTU uma carta explicando a mudança e indicando ao contribuinte todas as informações necessárias para obtenção das guias e realização do pagamento no prazo de vencimento das parcelas. "São medidas que auxiliarão a preservar o meio ambiente e a reduzir os custos da prefeitura", enfatizou o secretário.

Para a diretora-técnica da Procempa, Débora Roesler, o novo método de entrega das guias do IPTU é um exemplo de como a tecnologia pode ser aliada da economia. “Esta é mais uma entrega que contribui para a digitalização dos processos, gera economia para o município e agilidade para o cidadão”, destaca a diretora.

Acesso às guias - O documento de arrecadação pode ser acessado aqui, mediante informação da inscrição do imóvel e também o CPF/CNPJ do proprietário. Caso não saiba o número da inscrição, pode fazer a emissão da guia informando o CPF/CNPJ e também o número e unidade do imóvel.

Para obter o código para débito em conta basta acessar o link e informar a inscrição do imóvel. Após, cadastrar o código no banco (internet banking, APP ou presencialmente apresentando o formulário).

Outra opção é solicitar o recebimento das guias por e-mail. 

Receber por e-mail: https://siat-web.procempa.com.br/guia_iptu e selecionar “sim”. Ainda é possível solicitar as guias em um dos canais de atendimento:
site: https://siat-web.procempa.com.br/guia_iptu
WhatsApp: pagamentofazenda.portoalegre.rs.gov.br (acessando “Requisição de guias de pagamento”)
Portal: atendimentofazenda.portoalegre.rs.gov.br

Se a primeira parcela não for paga até o dia 8 de março, todo o lançamento é inscrito em dívida ativa automaticamente, incidindo multa e juros. As demais parcelas vencem sempre no dia 8 de cada mês. Quando não houver expediente bancário nesse dia, o vencimento será adiado para o próximo dia útil.

Adriana Ferrás

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes