Semana Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Down começa nesta segunda-feira

21/03/2022 09:41

As atividades da Quinta Semana Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Down ocorrem a partir desta segunda-feira, 21, até 28 de março. Apenas a abertura oficial será presencial, em formato unificado incluindo Estado e municípios, nesta segunda-feira, às 16h30, no Palácio Piratini. O resto da programação será virtual e integra as atividades dos 250 anos de Porto Alegre.

A Diretoria de Acessibilidade e Inclusão Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) se uniu à Associação de Amigos e Familiares do Down (Afad) para elaborar uma programação diversificada e com informações sobre o estudo do Down. Todos os encontros podem ser acompanhados pela página de Facebook da Afad.

Autor da Lei Municipal 12.344/17, que institui a Semana de Conscientização Sobre a Síndrome De Down em Porto Alegre, o secretário adjunto da SMDS, Paulo Brum, fala sobre a importância das datas comemorativas para promoção da efetiva inclusão social. “O preconceito é o principal obstáculo a ser enfrentado pelas pessoas com deficiência. Por isso, deve ser combatido diariamente. Conscientizar a população sobre as diferenças que existem entre nós é dar o primeiro passo para a aceitação e o respeito entre todos”, diz.

Síndrome de Down - A síndrome não é uma doença, mas causada por uma alteração genética, que determina características específicas e também algumas limitações. Os jovens com Down têm muitas potencialidades e podem alcançar níveis altos de desenvolvimento, desde que sejam acolhidos e estimulados de maneira apropriada.

Confira a programação

Dia 21 (segunda) – Abertura Oficial da 6ª Semana Estadual e 5ª Semana Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Down
Local: Palácio Piratini - Sala Alberto Pasqualini
Horário: 16h30

Dia 22 (terça) – Live “Benefícios da natação para pessoas com deficiência”
Local: página do Facebook da AFap
Horário: 20h

Dia 23 (quarta) – Live "Contribuições dos estudos da T21 Research Society sobre a Covid-19 nas pessoas com síndrome de Down"
Local: página do Facebook da AFap
Horário: 20h

Dia 24 (quinta) – Live “Futebol para pessoas com Síndrome de Down”
Local: página do Facebook da AFap
Horário: 20h

Dia 27 (domingo) – Atividades e Caminhada de Conscientização sobre a Síndrome de Down
Local: Parque da Redenção – próximo do Monumento ao Expedicionário
Horário: 9h às 13h

Dia 28 (segunda) – Live “Conversa com os jovens sobe o tema do Dia Internacional sobre a Síndrome de Down: O que significa inclusão?”
Local: página do Facebook da AFap
Horário: 20h

Maria Emilia Portella

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes