Rota Territórios Negros ensaia retomada com estudantes da Capital

19/11/2021 19:29

  

Eduarda Alcaraz/SMDS PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Areal da Baronesa é um dos pontos de parada do passeio

Nesta sexta-feira, 19, catorze estudantes do 8° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Goulart participaram da primeira retomada experimental da rota Territórios Negros. O tour cultural percorre - e faz algumas paradas - pontos de referência da população negra com objetivo de ampliar o conhecimento sobre a história e cultura afro na Capital desde a escravidão até hoje.

A professora Daniele Machado Vieira guiou o tour pelo Museu de Percurso do Negro – que começou no monumento Tambor, na praça Brigadeiro Sampaio, e terminou no Quilombo do Areal da Baronesa, na Cidade Baixa. Para ela, apresentar este percurso é compartilhar lutas e conquistas ainda pouco divulgadas. “Nós precisamos nos apropriar da nossa história. Eu mesma sou porto-alegrense e só conheci o legado dos negros aqui na faculdadeâ€, afirma a educadora de Geografia dos Anos Finais.

O ensaio para retomar o tour guiado se dá durante a Semana Municipal da Consciência Negra e vai ter ainda outros passeios para avaliar as possibilidades de novas viagens. Na próxima semana, um grupo de participantes do POP Rua fará a visita no dia 23, enquanto uma equipe de docentes da URFGS participará do teste no dia 24.

O projeto de retomada deste passeio cultural é uma parte da programação da 31ª Semana da Consciência Negra. A coordenadora da Igualdade Racial, Adriana Santos, pretende que esse projeto tome força nova. “A meta é voltar a ter saídas regulares com inscrições abertas  para as pessoas da comunidade. Vamos devolver este serviço à cidadeâ€, destaca Adriana.

Roteiro - Praça Brigadeiro Sampaio (monumento do Tambor), Praça da Alfândega (monumento Pegada Africana), Mercado Público (Bará do Mercado), Igreja do Rosário, Parque da Redenção, Quilombo do Areal da Baronesa.

Eduarda Alcaraz

Gilmar Martins