Mobilização social facilita confecção da Carteira do Artesão na Lomba do Pinheiro

17/12/2021 17:33
Eduarda Alcaraz/SMDS PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Parceria entre prefeitura e FGTAS oferece o serviço

Uma parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) com a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) proporcionou o cadastro de oito artesãs da Lomba do Pinheiro no Programa Gaúcho do Artesanato (PGA). Nesta quinta-feira, 16, uma equipe da FGTAS participou da Mobilização Social no Estação Cidadania, avaliou as produções e recolheu os documentos necessários para confecção da Carteira do Artesão. O documento, entre outras coisas, possibilita a participação em exposições, feiras e eventos.

Para a Norma Lilge, que há anos trabalha com macremê, tricot, crochet e cestaria essa foi uma oportunidade para garantir a sua carteira sem precisar ir até o Centro. "Estou muito feliz de ter o meu trabalho reconhecido. Eu queria fazer isso há muito tempo, mas sempre tinha um empecilho. Agora, é só esperar a carteira ficar pronta e me preparar para a primeira exposição", comemora Norma.

Carteira do Artesão -  Documento emitido pela FGTAS, que reconhece os artesãos como profissionais autônomos. Com ela, os profissionais têm acesso a benefícios como identidade profissional, direito de contribuir para a Previdência Social, isenção do ICMS, declaração de renda fornecida pelo PGA, participação em exposições e feiras, entre outros.

Mobilização social - Além do encaminhamento das carteiras de artesãs, a 7ª Mobilização Social do Espaço Estação Cidadania teve outras ações. As quadras de esporte, a rampa de skate e a pracinha receberam o público na quarta-feira, 15. Na quinta-feira, também teve uma oficina de mestre-sala e porta-bandeira com os integrantes da Escola de Samba Mocidade Independente da Lomba do Pinheiro. No sábado, 18, uma contação de histórias sobra a Lomba e suas lendas encerra a fase de mobilizações.

 

Eduarda Alcaraz

Lissandra Mendonça