Abertas inscrições para curso gratuito de empreendedorismo

10/05/2022 16:36

  

Alex Rocha/PMPA
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO
Inscrições podem ser feitas no site do projeto ou presencialmente no Sine Municipal

Estão abertas as inscrições para 35 vagas gratuitas em curso prático de Empreendedorismo, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), por meio da Coordenadoria de Trabalho, Emprego e Renda,  em parceria com a Besouro Agência de Fomento Social  e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismos e Lazer (SMDET).

As inscrições podem ser feitas a partir desta terça-feira, 10,  até o dia 25 de maio, no site do projeto ou de forma presencial na unidade municipal do Sine (av. Sepúlveda esquina com Mauá, Centro Histórico). O acordo de cooperação para a realização do programa Empreende POA,  assinado entre a SMDS e a Besouro Agência de Fomento Social, tem como objetivo despertar a capacidade empreendedora e inovadora dos alunos, com estímulo para o desenvolvimento de negócios.

Ao final do curso os alunos terão um plano, de micros ou pequenos negócios, pronto para a execução. Nesse ponto entra a parceira com a SMDET informando e orientado sobre como acessar o microcrédito. “A educação é a melhor maneira de oportunizarmos uma qualificação dos profissionais para o mercado de trabalho”, afirma o secretário da SMDET, Vicente Perrone.

O cenário econômico que surgiu a partir da pandemia acentuou a necessidade de negócios próprios e conhecimento sobre microempreendimento. “Queremos colaborar para a geração de emprego, renda e novas formas de inserção no mercado ”, ressalta o diretor de Trabalho, Emprego e Renda da SMDS,  Adriano Weinmann.

A realização do Sout Summit despertou em Porto Alegre um novo momento na cultura empreendedora. O diretor da Besouro, Vinicius Mendes Lima, destaca o formato de desenvolvimento da parceria. ”Atuaremos nas comunidades, levaremos o conhecimento e a prática através do método By Necessity, já responsável pela abertura de mais de 45 mil negócios com taxa de conversão de 70%, isto é, esse percentual entra no curso como aluno e sai como empreendedor, gerando renda a si e ao entorno na sua comunidade”.

Os alunos vão desenvolver o conceito de produto/serviço, ações de divulgação, pesquisa de mercado, projeção de vendas, fluxo de caixa, entre outros conteúdos. O curso, totalmente gratuito, será realizado de 23 a 27 de maio, das 19h30 às 22h30, de forma presencial na sede da Escola de Samba Estado Maior da Restinga (av. João Antonio Silveira, Restinga). Também são parceiros desta primeira turma a Escola de Samba Estado Maior da Restinga e o projeto Impulsion@.

Maria Emilia Portella

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes