Feira de fomento à economia criativa integra programação do Natal dos Encantos

05/12/2021 08:33

Uma iniciativa inédita de fomento ao empreendedorismo periférico integra a programação do Natal dos Encantos, a Vila de Natal. A feira, que ficará localizada em frente ao Paço Municipal (Praça Montevidéo, 10), terá a participação de artesãos de diferentes bairros da Capital. A estrutura será montada neste domingo, 5, pela manhã. 

A abertura está marcada para as 14h e segue até o dia 23 de dezembro, com funcionamento das 14h às 20h. “Nosso papel na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo é incentivar e fomentar  o empreendedorismo em todas as regiões da cidade. A Vila de Natal é uma iniciativa que tem valor econômico e social”, destacou o titular da pasta, Rodrigo Lorenzoni. 

De acordo com o diretor de Economia Criativa, Evandro Hazzy, o objetivo principal da feira é valorizar o trabalho dos artesãos das regiões periféricas. “É a primeira vez que uma feira de artesanato é montada em frente ao Paço Municipal. Estamos muito felizes com esse trabalho, pois ele demonstra a preocupação da atual gestão com os territórios criativos”, afirma. 

A primeira-dama, Valéria Leopoldino, é a madrinha da Vila de Natal. "Com nosso projeto, Gabinete Itinerante, ficamos mais perto das comunidades e conhecemos muitos empreendedores e seus desafios. Agora, eles chegam no centro da cidade, em um espaço para valorização do lindo trabalho que fazem, e podemos estimular a movimentação econômica do micro empreendedor. Quem sabe o presente de Natal mais especial que você procura estará nesse lugar? Viva a Vila de Natal!", diz. 

Entre os produtos comercializados estão bolsas, enfeites natalinos, amigurumis (técnica japonesa para criar pequenos bonecos feitos de crochê ou tricô), além da venda de quitutes, como quindins gourmet e acarajé. "Mais do que trazer esperança e dignidade as pessoas, é ter percepção da força criativa e empreendedora concentrada nas periferias. É muito importante que toda a nossa sociedade tenha em mente que as periferias ou comunidades não são sinônimos de carência e violência, mas sim de resiliência, coragem e potência", destaca a presidente da Associação de Mulheres Empreendedoras Sociais, Karen Silva dos Santos.

Serviço - A programação completa do Natal dos Encantos, evento promovido pela prefeitura de Porto Alegre, pode ser acessada no site prefeitura.poa.br/nataldosencantos. Os eventos são gratuitos e acontecerão sempre aos finais de semana, na Orla do Guaíba, próximo à Usina do Gasômetro.  

Solidariedade - Em todos os eventos, a prefeitura, liderada pelo Gabinete da Primeira-Dama, terá pontos de coleta de doações para a Campanha do Brinquedo.
 

Thaísa Borges

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes