Capital tem terceiro mês consecutivo de saldo positivo com quase quatro mil novos empregos

23/12/2020 12:32
Gabriel Bandeira/SMDSE PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Atividade que mais gerou novas vagas formais foi o comércio (1.922), seguido do setor de serviços (1.657)

Porto Alegre registrou o terceiro mês de saldo positivo de empregos formais desde o início da pandemia. Depois de setembro e outubro registrarem 7.340 novos postos de trabalho (2.292 e 5.048, respectivamente), novembro manteve a recuperação com 3.937 novos empregos. Ao todo, são 11.277 novas vagas em três meses. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior destaca que, assim como em outubro, todas as áreas apresentaram saldo positivo. A atividade que mais gerou novas vagas formais na Capital foi o comércio (1.922), seguido do setor de serviços (1.657), indústria (270), construção (82) e segmento agropecuário (6). Ãreas que mais tiveram alta, serviços e comércio, representam 91,59% da economia do Município, conforme o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Os números confirmam a tendência de recuperação das atividades econômicas, especialmente o comércio, que certamente apostou na contratação de pessoas prevendo boas vendas neste final de anoâ€, afirma.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Hoff, comemora a reação dinâmica dos setores nos últimos três meses. “Com a manutenção do crescimento de vagas, a Capital poderá muito em breve recuperar a totalidade dos empregos perdidos em função da pandemiaâ€, diz, lembrando que o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus está monitorado os dados.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.   

 

 

Juliane Soska

Taís Dimer Dihl