Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes acontece nesta quinta-feira

02/02/2023 07:13
Alex Rocha/PMPA
CULTURA
Programação do evento começa às 7h, com missa na Igreja do Rosário, Centro de Porto Alegre

Milhares de fiéis são esperados nesta quinta-feira, 2, para a procissão de Nossa Senhora de Navegantes. A imagem da santa será conduzida da Igreja do Rosário, na área Central, para o Santuário de Navegantes, na Zona Norte. A programação começa às 7h e se estenderá até 17h (detalhes abaixo).

A missa campal irá ocorrer em um palco montado junto ao Santuário de Navegantes, próximo à ponte do Guaíba. A celebração será feita pelo bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Darley José Kummer.

Os festejos iniciarão com a missa na Igreja do Rosário e, depois, a imagem da santa será carregada por devotos em um andor até o santuário. O trajeto dura cerca de três horas e seguirá pelas avenidas Mauá e Castelo Branco, acompanhado por agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

O feriado municipal de Nossa Senhora dos Navegantes será de passe livre nos ônibus de Porto Alegre. Para a realização da festa religiosa, a prefeitura destinou R$ 80 mil por meio de aporte orçamentário e emenda impositiva.

Feriado - Os serviços municipais funcionam em regime de plantão nesta quinta-feira. Saiba mais aqui.

Roteiro - A procissão começará às 8h a partir do Santuário Nossa Senhora do Rosário, seguindo pela rua Vigário José Inácio, avenida Mauá, avenida Castelo Branco (pista Centro-bairro) até a avenida Sertório e o Santuário de Navegantes.

Bloqueios de trânsito – A partir das 8h, a EPTC fará bloqueios na avenida Mauá, entre a rua Vigário José Ignácio e rua da Conceição. A avenida Sertório também estará fechada, entre a rua Voluntários da Pátria e rua Santos Pedroso, assim como o seu acesso e descida da ponte do vão móvel do Guaíba, nos dois sentidos, a partir das 6h.

Os condutores que trafegam pela avenida Castelo Branco, na chegada à Capital, serão desviados para o Túnel da Conceição. Os agentes de trânsito e a central de videomonitoramento e controle da mobilidade da EPTC vão monitorar a circulação, orientar os motoristas e, se necessário, realizar ajustes para minimizar os impactos na mobilidade.

Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes – programação

7h – Missa no Santuário Nossa Senhora do Rosário
8h – Início da procissão
10h30 – Missa campal com Dom Darley Kummer
13h – Missa
14h – Apresentação MTG
15h – Missa
17h – Cerimônia de entronização de Nossa Senhora dos Navegantes

Ivani Schütz

Gilmar Martins