Noite dos Museus lota espaços culturais da prefeitura

21/05/2023 09:43
Pedro Piegas / PMPA
Cultura
Cinco instituições culturais ofereceram apresentações musicais, sessões de cinema e exposições artísticas

Milhares de pessoas participaram na noite de sábado, 20, da sétima edição da Noite dos Museus em Porto Alegre. As cinco instituições culturais do município incluídas no evento (Pinacoteca Rubem Berta, Cinemateca Capitólio, Museu Joaquim Felizardo, Dmae e Museu de Arte de Porto Alegre) ficaram lotadas com o público que, das 19h até a meia-noite assistiu a apresentações musicais, sessões de cinema e visitou exposições artísticas.

"A sétima edição da Noite dos Museus foi um grande evento para Porto Alegre, com milhares de pessoas distribuídas pelos espaços culturais, praça e ruas. Fica evidenciada a latente vocação artística dos nossos espetáculos locais, em sintonia com a brilhante atração internacional de Julieta Venegas. E, tudo, firmado pelo eficiente trabalho da nossa equipe da administração municipal da cultura", disse o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura.

O clima foi de festa no Jardim do Dmae, com filas desde cedo para visitação na galeria de arte que fica no subsolo do prédio histórico. Um grupo de jovens universitárias formado pelas amigas Natasha, Luiza, Camila e Clara participou pela primeira vez da iniciativa. Elas aprovaram a oportunidade de ter as portas abertas do espaço cultural do município à noite. "A cidade está linda. A prefeitura está de parabéns. Esta iniciativa nos possibilita apreciar arte de graça", disse Luiza.

A pequena Victoria de apenas sete anos estava com os pais e cantou junto com o Coral do Departamento Municipal de Água e Esgotos, que se apresentou de uma das sacadas do prédio. "Muito bonito", falou. Já a hoteleira Lisiane Guimarães, acompanhada da mãe e da irmã, destacou a importância da participação dos espaços públicos municipais na Noite dos Museus. "É uma festa que não dá pra ficar de fora", afirmou.

Muita visitação também no Museu de Arte de Porto Alegre e na Pinacoteca Rubem Berta, onde os visitantes aproveitaram para fotografar quadros expostos. No Museu Joaquim Felizardo, além das exposições, o público conferiu shows musicais. Rafael Scopel e a esposa Fabiana avaliam que iniciativas como esta colocam Porto Alegre no patamar das cidades desenvolvidas do mundo. "Cultura é mais qualidade na vida das pessoas, além de ser um entretenimento lúdico muito prazeroso", disse o casal. No Cinema Capitólio, as sessões também foram muito concorridas. O espaço ficou lotado durante toda a noite.  

 

Ivani Schutz

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes