Espaços culturais da prefeitura participam da Noite dos Museus 

21/05/2022 07:51

A Noite dos Museus volta a ocorrer presencialmente depois da ausência de dois anos. No sábado, 21, diversos museus da cidade estarão abertos com programações especiais para o evento. Todas as atividades terão entrada franca e ocorrem das 19h de sábado e se prolonga até a 1h da madrugada de domingo, 22. Em 2022, estão programadas quase 100 atrações artísticas acontecendo nos principais museus e centros culturais da capital gaúcha. São apresentações de música, arte, cinema e literatura que ocupam instituições, ruas e praças. A prefeitura oferecerá cinco espaços: Galeria de Arte e Jardim do Dmae, Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, Cinemateca Capitólio e as pinacotecas Ruben Berta e Aldo Locatelli.

Endereços
Galeria e Jardim do Dmae - rua 24 de Outubro, 200, Moinhos de Vento
Museu Joaquim Felizardo - rua João Alfredo, 582 - Cidade Baixa
cinemateca Capitólio - rua Demétrio Riberito, 1085 - Centro Histórico
Pinacoteca Ruben Berta - rua Duque de Caxias, 973 - Centro Histórico
Pinacoteca Aldo Locatelli - Paço dos Açorianos - Praça Montevidéu, 10

Jardim do Dmae 
A Galeria de Arte do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) participa da Noite dos Museus 2022 com a exposição Retrato de Família. Aberta a partir das 19h, a exposição foi concebida pelo Goethe-Institut Porto Alegre especialmente para o espaço do Dmae, em uma união dos dois espaços culturais, vizinhos, para a Noite dos Museus. O jardim receberá ainda uma pequena feira artesanal e gastronômica, além de palco com programação artístico-musical. Excepcionalmente na Noite dos Museus o jardim estará com as portas abertas aos visitantes até a 1h da madrugada.

Com curadoria de Tiago Coelho, Retrato de Família reúne mais de 20 fotografias e vídeos de artistas contemporâneos da cena local de Porto Alegre.  As obras retratam relações de parentesco e comunitárias, identitárias, afetivas e ancestrais. 

A Galeria de Arte do Dmae fica na rua 24 de Outubro, 200, no bairro Moinhos de Vento. A mostra continuará em cartaz e poderá ser visitada até 17 de junho, de segundas a sextas, das 8h30 às 17h30, com entrada franca. 

Programação Cultural no palco do Jardim do Dmae 
19h15 - Coro do Dmae (música)
20h - Inserções em Circuitos Ideológicos (música) 
21h - Tonda y Combo (música) 
22h - Lucas Brum Big Band (música) 

Joaquim Felizardo
O Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo contará com visitas guiadas por três exposições: O solar que virou museu, exposição fixa que, desde 2011, apresenta a história de como o solar Lopo Gonçalves se transformou em museu; Porto Alegre Toponímica: a cidade por suas ruas, que conta a história sobre algumas ruas importantes da cidade e teve curadoria do artista visual Diego Passos; e Patrimônio Imaterial: as lendas urbanas de Porto Alegre, que conta histórias macabras que supostamente teriam acontecido na capital gaúcha e teve a curadoria da ilustradora urbanista e arquiteta Mari Froner. 
 
A exposição  Porto Alegre Toponímica: a cidade por suas ruas, apresenta fragmentos da história da cidade através de suas ruas. Da primeira planta conhecida até o mapa atual, procura-se chamar a atenção para as muitas alterações e algumas permanências nessa teia formada por milhares de caminhos, becos, travessas, ruas e avenidas que definem aquilo que hoje identificamos como Porto Alegre. Concepção artística, curadoria e pesquisa Diego Passos

Patrimônio Imaterial: as Lendas Urbanas de Porto Alegre percorre a cidade através das lendas que povoam e formam o seu imaginário. As Torres Malditas, as Lágrimas de Obirici, os Crimes da rua do Arvoredo e a Maria Degolada são algumas dessas histórias que a historiadora Me. Marli Rejane D’Avila Pereira investigou e hoje fazem parte do Patrimônio Imaterial de Porto Alegre. Concepção artística, curadoria e pesquisa da ilustradora  urbanista e arquiteta Mari Froner

Atrações culturais no Museu
19h15 - Bate & Sopra
20h15 - Desagravo
21h - Luana Fernandes
22h - Farabute

Cinemateca Capitólio
Atrações especiais que unem música, performance e cinema ocuparão a Cinemateca Capitólio durante a Noite dos Museus. Na programação, a projeção de um trecho do longa-metragem Vento Norte, de Salomão Scliar, com trilha sonora ao vivo do duo instrumental formado por Ângelo Primon e Oly Jr. Gravado em uma comunidade de pescadores em Torres, no Litoral Norte, o filme foi o primeiro longa de ficção a ser rodado no Rio Grande do Sul. Depois, o público poderá conferir o curta Vicious, de Rogério Brasil Ferrari, que foi estrelado em 1988 por Júlio Reny, cantor e compositor que fará um dos shows da noite, acompanhado pelos Irish Boys, logo após a exibição. Para fechar a data, será realizada ainda uma sessão musicada, em parceria com o Fantaspoa, que combinará o clássico filme italiano O Inferno, com música ao vivo de Carlos Ferreira e Fu_k The Zeitgeist.

Pinacoteca Ruben Berta
A pinacoteca estará aberta a partir das 19h de sábado, onde o público poderá visitar a exposição Existências Ocultas - políticas de legitimação na Pinacoteca Ruben Berta. A mostra, sob a curadoria do pesquisador Nei Vargas, traz para o público que adentrar o velho sobrado em estilo eclético obras da coleção que raramente foram expostas ao longo da história do museu. Artistas pouco conhecidos e até mesmo obras de autoria não identificada estarão lado a lado com pinturas, desenhos, esculturas e gravuras assinadas por figuras lendárias da arte brasileira, como Almeida Junior, Di Cavalcanti, Lasar Segall e Portinari.

Atrações Musicais no Pátio
19h15 - Ricardo Silvestrin
20hh - Ruído Ancestral
21h - Infusion Guitar Project
22h - Gil Jazz Trio

Pinacoteca Aldo Locatelli
Localizada no Paço Municipal, a Pinacoteca Aldo Locatelli, oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer a mostra Francis Pelichek: um moderno boêmio em Porto Alegre e também a exposição Portoalegrismo: a Soma de Todos os Bairrismos

A exposição Francis Pelichek: um moderno boêmio em Porto Alegre comemora o centenário da chegada em Porto Alegre do desenhista e pintor tcheco Francis Pelichek (1896-1937). Reúne obras de arte, documentos, fotografias, entre outros itens pertencentes a acervos públicos e privados, selecionados pelas curadoras Paula Ramos e Ana Koehler.

Portoalegrismo: a soma de todos os bairrismos é composta por obras elaboradas por tapeceiras do estúdio Maria Rita Caminhos Culturais e oferece uma visão singular sobre Porto Alegre a partir da perspectiva de pertencimento. O sentimento é realçado por serem peças elaboradas em tapeçaria de recorte, cuja manualidade em que são executadas sublinha o elo com a formação açoriana da Capital. A curadoria da exposição é de Maria Rita Webster, e a coordenação técnica de Dinorá Bohrer Silva.

A atração Musical na Pinacoteca Aldo Locatelli será em frente ao Paço Municipal
19h - Candombe POA.

Veja a programação completa da Noite dos Museus aqui.  

Cleber Saydelles e Andréa Menezes

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes