Prefeitura abre licitação para pintura e recuperação do Paço Municipal

19/07/2022 17:52
Alex Rocha/PMPA
COMUNICAÇÃO
Prédio histórico será transformado em Museu de Arte de Porto Alegre

A prefeitura publicou, em edição do Diário Oficial de Porto Alegre, a abertura da licitação para contratar empresa que prestará serviço de recuperação e pintura das fachadas externas do Paço Municipal. O prédio histórico foi tombado pela Lei municipal n° 4666/79, tornando-se um bem cultural da cidade. A natureza institucional das atividades que abriga demanda cuidados especiais quanto à sua preservação. 

“A reforma do Paço Municipal é prioridade no âmbito da Cultura, pois lá se programa a instalação do novo museu de arte, que será o grande legado do governo dos 250 anos de Porto Alegre”, destaca o secretário de Cultura e Economia Criativa, Gunter Axt.

“A pintura e recuperação do Paço Municipal fazem parte da revitalização do Centro Histórico, um dos maiores projetos da gestão. Estamos estudando, também, a revitalização do Edifício Intendente José Montaury, conhecido como prefeitura nova, onde hoje funcionam as Secretarias de Administração e Patrimônio, da Fazenda, de Planejamento e Assuntos Estratégicos, de Parcerias, de Transparência e Controladoria e a Procuradoria-Geral do Município”, informa o secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa.

“O prédio necessita de restauro e preservação de seu acervo. Conseguimos firmar uma parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre e a PPG Industrial do Brasil Tintas e Vernizes Ltda, em outubro de 2021, com o intuito de garantir o fornecimento das tintas para o projeto de revitalização e pintura do Paço. Firmamos contrato e, agora, aguardaremos o processo de licitação para saber qual será a empresa que fará a prestação de serviços”, explica o secretário adjunto de Parcerias, Jorge Murgas

O processo licitatório será na modalidade tomada de preços, do tipo menor preço global, com sessão pública marcada para 4 de agosto, às 14h, na Sala de Licitações, situada na rua Uruguai nº 277, 11º andar, Centro Histórico, Porto Alegre/RS. O contrato tem duração de 11 meses a contar da assinatura do contrato, podendo ser prorrogado de acordo com o que rege a Lei 8666/93 e suas alterações. A conclusão dos serviços deverá ocorrer oito meses após a ordem de início emitida pela Secretaria da Cultura. O valor estimado da proposta é de R$ 805.082,56.

Projeto - O Paço Municipal, ou Paço dos Açorianos, localizado na Praça Montevidéu, será transformado no Museu de Arte de Porto Alegre. Trata-se de um prédio histórico, construído entre 1898 e 1901, e simboliza uma das maiores referências da cidade.

Andrea Pinto

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes