Semana da Primavera debate papel da arborização no combate à poluição

23/09/2022 15:40
Fernando Ramires/SMAMUS PMPA
MEIO AMBIENTE URBANISMO E SUSTENTABILIDADE
Importância das árvores no ambiente urbano foi um dos temas do evento

Temas como pesquisa, planejamento e plantio de espécies adequadas foram debatidos nesta sexta-feira, 23, no Centro de Visitantes do Parque Farroupilha. A atividade fez parte da programação da 30ª Semana da Primavera, promovida pela Equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus).

No seminário, técnicos da prefeitura destacaram a importância da arborização urbana na mitigação dos impactos da poluição. No início do mês, a prefeitura anunciou a contratação de uma empresa para plantar e fazer a manutenção de 5.420 mudas em um ano. Um dos objetivos é reduzir as emissões de gases do efeito estufa na atmosfera.

“Disseminar esses conteúdos é importante porque as árvores trazem qualidade de vida para a população e o meio ambiente por meio dos seus serviços ecossistêmicos”, explicou Bibiana Cassol, doutora em Botânica e bióloga da Smamus. Ela destacou também a importância da arborização urbana como estratégia de enfrentamento à crise climática atual.

O seminário contou ainda com a participação da engenheira agrônoma Gabriela Moura, alertando para a necessidade das plantas ornamentais no ambiente urbano e da bióloga Suelen Bandeira comentando sobre os cuidados de árvores em áreas privadas.

Para o biólogo Flávio Oliveira, o seminário proporcionou um olhar diferente para as árvores da cidade. “A prefeitura está, na medida do possível, fazendo um trabalho muito bom com a arborização urbana. Esse seminário traz esse olhar diferente”, comentou.

Pela manhã, a arquiteta da Diretoria de Projetos e Políticas de Sustentabilidade, Luísa Goulart, palestrou para alunos da Escola Marista Champagnat, sobre a Operação Urbana Consorciada do Arroio Dilúvio e sua recuperação.

Programação da Semana da Primavera 2022

24/9 - Oficina de observação de aves, às 9h
Local: Parque Mascarenhas de Moraes
Participação pelo e-mail inscricoes.smamus@gmail.com
- Atividade desenvolvida pelo integrante do Clube de Observação de Aves, Augusto Potter

26/9 - Seminário Desmistificando Morcegos, às 18h
On-line, pelo canal da Smamus no Youtube ou via Zoom
Participação pelo e-mail inscricoes.smamus@gmail.com
- A atividade contará com a presença dos biólogos Dra. Susi Pacheco, Fabiano Soares, Dra. Soraya Ribeiro e da médica veterinária Daura Pereira Zardin

27/9 - Trilha no Morro do Osso, às 9h
Ponto de encontro: sede administrativa da Unidade de Conservação (rua Irmã Jacomina Veronese, 170).
Participação pelo e-mail inscricoes.smamus@gmail.com

Fernando Ramires (estagiário) com supervisão de Carla Bisol

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes