Projeto com parceiro privado prevê revitalização de sete portais do Guaíba

10/04/2021 09:12
Sérgio Louruz/SMAMUS PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Ruas que terminam no Guaíba deverão ganhar espaços de lazer e contemplação

Um projeto para qualificar e urbanizar sete portais do Guaíba está sendo desenvolvido em parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) com o Grupo Prontosul. Os portais são ruas localizadas nos bairros Tristeza e Vila Conceição que terminam no Guaíba e contam com áreas verdes em suas extremidades. Neste sábado, 10, o prefeito Sebastião Melo e o secretário Germano Bremm reúnem- se com o diretor-geral grupo, Hassan Akmed, para conhecer detalhes da proposta de criação de novos ambientes de refúgio nesses locais, com espaços para apreciar a paisagem, relaxar e fortalecer o contato com o Guaíba.

O ponto de encontro será na rua Dr. Armando Barbedo, na região denominada Portal Quintal Dona Irena, a partir das 18h, horário em que um dos grandes atrativos dos portais é o pôr do sol. “Essas áreas são de pequenas dimensões, mas com visão privilegiada do Guaíba, o que define a vocação para contemplação. A revitalização dos portais dará a Porto Alegre espaços verdes que serão referência em qualidade de vida. Para esse tipo de iniciativa, o poder público precisa de apoio da iniciativa privada”, diz Germano Bremm.

A parceria possibilitará que os portais recebam intervenções urbanísticas para a construção de espaços com vista para o Guaíba e acesso à areia. Também serão instalados equipamentos como bancos, academia ao ar livre, guarda-corpo e escadarias, para uso livre pela população. Além disso, o projeto prevê obras para conter a erosão e melhorar o sistema de esgoto. Após as intervenções, serão buscados novos parceiros para adoção dos portais. 

A proposta do Grupo Prontosul inclui inclui a revitalização da praça Comendador Souza Gomes (conhecida como praça da Tristeza), instalando no local um mapa de todos os portais. Também há intenção de implementar ali um ponto de aluguel de bicicletas.

Participaram do encontro a secretária municipal de Parcerias,  Ana Pellini,  e o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.

Conheça os portais do Guaíba:
 

- Portal Armando Barbedo - Urbanizado em 2018, o espaço já é adotado pela empresa Prontosul.

- Portal Vicente Faillace – Possui escadaria que dá acesso à areia, o que poderia ser aproveitado no novo projeto.

- Portal Dr. Barcelos - É um dos locais mais atrativos para contemplação do Guaíba.

 - Portal Otto Niemeyer - Portal já urbanizado, localizado no final da avenida de mesmo nome, no bairro Tristeza. A área necessita de conservação e manutenção. 

- Portal Almirante Câmara - Sem acesso direto à faixa de areia, poderia receber equipamento para visualização do Guaíba.

- Portal Mário Totta - Portal já urbanizado, necessitando de conservação e manutenção.

- Portal Padre João Batista Reus – Apresenta forte potencial para valorização paisagística e comporta ambiente de estar.  

- Portal Vila Conceição - Já urbanizado, necessita de conservação e manutenção. Situado na avenida Guaíba, no bairro Vila Conceição, o local é conhecido como Praia do Cachimbo.

 

  

 

Aline Czarnobay

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes