Plano Diretor debate expansão urbana e seus impactos ambientais

16/05/2023 09:23
Cesar Lopes / PMPA
Meio Ambiente e Sustentabilidade
Tema central foi ocupação de áreas de transição urbana e ambiental

Cerca de 70 pessoas participaram da primeira oficina temática do Plano Diretor de forma presencial ou on-line na noite de segunda-feira, 15. O tema central foi a ocupação de áreas de transição urbana e ambiental e como evitar a expansão desordenada e seus impactos ambientais.

No primeiro momento, os participantes acompanharam a palestra da diretora da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo, Elisabete França. Ela destacou o programa que visa à urbanização de 77 áreas precárias com a construção de oito mil unidades para 25 mil famílias na capital paulista. Segundo a especialista, para proteger a ocupação de novas áreas, a solução é implantar um conjunto de parques e espaços públicos ao longo dos córregos que chegam às represas e suas bordas. 

Cesar Lopes / PMPA
Meio Ambiente e Sustentabilidade
Bremm destacou que todas as considerações serão avaliadas tecnicamente e compatibilizadas com os estudos realizados

Após, todos participaram de uma atividade para buscar soluções concretas para a expansão urbana sustentável, associada à proteção ambiental. Os grupos indicaram seis sugestões. Entre elas, como garantir a preservação das áreas ambientalmente vulneráveis, evitando sua ocupação irregular; estabelecer um regime urbanístico compatível com o entorno consolidado e com seus condicionantes ambientais; e gerar arrecadação para um fundo específico que tenha como objetivo reabilitar áreas degradas e com ocupações em áreas de risco.

Os participantes elegeram como a mais relevante a seguinte sugestão: identificar áreas e bairros que possuem vocação para maior densidade, para evitar o crescimento da cidade para locais ambientalmente sensíveis, sejam estes em áreas públicas ou privadas, apontando, ainda, o potencial de cada região e realocando as pessoas para núcleos urbanos formais mais próximos.

“A oficina promoveu um importante debate com sugestões de estratégia para resolver um problema da cidade. Todas as considerações serão avaliadas tecnicamente e compatibilizadas com os estudos que estão sendo realizados. Este é um importante exercício de consenso para avançarmos para a próxima etapa de sistematização das propostas para o novo plano diretor da Capital”, afirmou o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm. 

Oficina 2 – Na próxima quinta-feira, 18, acontece a segunda oficina temática sobre o eixo Desenvolvimento Social e Cultural, com a palestra do PhD e professor da Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Carlos Leite. Ele é consultor em desenvolvimento urbano da Unesco e Banco Interamericano de Desenvolvimento. É autor do Plano Diretor de Mogi das Cruzes (SP) que recebeu Prêmio IAB em 2018.

As oficinas temáticas acontecem nos dias 18, 22, 24, 25, 29 e 31 de maio, sempre das 18h30 às 22h, no auditório da prefeitura (rua Siqueira Campos, 1300 - 14º andar. Centro Histórico). Interessados podem participar presencialmente ou on-line. As inscrições devem ser feitas pelo link. É possível se inscrever em mais de uma oficina.

Veja o calendário das oficinas temáticas do Plano Diretor:
18/05: Eixo Temático 1 - Desenvolvimento Social e Cultural - Carlos Leite
22/05: Eixo Temático 3 - Patrimônio Cultural - Washington Fajardo e Lucas Volpatto
24/05: Eixo Temático 4 - Mobilidade e Transporte - Ciro Biderman
25/05: Eixo Temático 5 - Desempenho, Estrutura e Infraestrutura Urbana - Raul Juste Lores
29/05: Eixo Temático 6 - Desenvolvimento Econômico - Fernando Ferreira
31/05: Eixo Temático 7 - Gestão da Cidade - Águeda Muniz

Carla Bisol

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes