Lago do Parque Moinhos de Vento será totalmente revitalizado

10/03/2023 16:35
Alex Rocha/PMPA
MEIO AMBIENTE URBANISMO E SUSTENTABILIDADE
Melo destacou que melhorias irão qualificar um espaço verde importante para a cidade

A ordem de início das obras no lago do Parque Moinhos de Vento (Parcão) foi assinada nesta sexta-feira, 10, pelo prefeito Sebastião Melo. O espaço será recuperado, proporcionando melhores condições à fauna do lago e revitalizando o entorno com intervenções paisagísticas.

“É mais uma ação importante para qualificar os espaços públicos, que precisam ser aproveitados com responsabilidade e muita liberdade. Agradeço aos adotantes do Parcão pelo novo playground e à Melnick pelo investimento no lago como contrapartida por obras urbanas. Essas empresas estão ao lado do poder público para tornar ainda melhor esse lugar tão querido da nossa cidade” - Prefeito Sebastião Melo.

A empresa contratada irá realizar desassoreamento, sistemas de drenagem, paisagismo, gerenciamento e educação ambientalm além de manejo da fauna e flora durante todo o período das intervenções. Com os trabalhos de desassoreamento, estima-se a retirada de cinco mil metros cúbicos de sedimentos, aumentando a profundidade do lago em até um metro e possibilitando ganho na quantidade de água. 

“Com essas ações, vamos resolver um problema antigo do lago do Parcão. As obras são essenciais para eliminar o depósito de matéria orgânica no fundo, a principal causa do assoreamento, e que já trouxe tantos prejuízos à vida dos peixes e cágados do parque”, ressalta o secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm. 

Para aumentar a oxigenação da água, será recuperada a pequena cascata já existente e serão instalados aeradores. Também será construído um poço artesiano, de até 30 metros de profundidade, para suprimir a escassez de água em períodos de seca. 

Paisagismo - O entorno do lago receberá cinco áreas com bancos e vegetação, criando espaços para contemplação. Haverá ainda um deque na borda maior, com vista para o lago, que também terá a pequena ilha revitalizada. O moinho, símbolo do parque, receberá pintura, preservando as cores atuais. Será realizado trabalho de recomposição das bordas do lago com pedras. O projeto arquitetônico prevê a acomodação de 19 espécies diferentes de plantas no espaço. 

A intervenção é resultado de Termo de Alienação de Solo Criado por Contrapartida (TASCC), firmado com a Melnick para a aquisição de índices construtivos necessários para a implantação de empreendimento na avenida Nilo Peçanha. A estimativa é de que sejam investidos R$ 2,721 milhões, incluindo projeto, gerenciamento e execução. 

“É de muita relevância para a Melnick poder contribuir com mais esta transformação da cidade, devolvendo aos porto-alegrenses este que foi um de nossos mais lindos cartões postais. Trata-se de um projeto de complexidade técnica, considerando principalmente a preservação de fauna e flora local, a qual demandou diversos estudos, análises ambientais, manejo de fauna, para que os projetos desenvolvidos pela contratada, Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente, fossem aprovados de acordo com o Termo de Referência desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente”, declarou a gerente de Lançamentos da Melnick, Cláudia Lima.

Durante as obras, o espaço do lago precisará ser interditado e isolado por tapumes. As intervenções serão executadas em duas partes, com o intuito de evitar o manejo da fauna para outro lago.  “Os trabalhos serão fiscalizados por técnicos da prefeitura, bem como pela empresa contratada para a execução da obra. Ações de educação ambiental, de comunicação e de gerenciamento ambiental acompanharão todas as intervenções”, destaca o diretor de Áreas Verdes da Smamus, Alex Souza. 

Parte do passeio e do estacionamento da rua Comendador Caminha será temporariamente interrompida para alocação dos equipamentos e maquinários necessários para as intervenções. Monitores circulam pelo parque explicando aos usuários as melhorias que estão sendo feitas. 

Playground – Na oportunidade, também foram entregues à comunidade os novos equipamentos de recreação infantil do parque, localizados próximo aos banheiros. O playground é uma doação dos adotantes do Parcão - Hospital Moinhos de Vento, Melnick, Panvel, Grupo Zaffari e Tramontina. O espaço tem parte de seu piso revestido por material emborrachado, colorido, com espessura de 4cm, e partes em grama sintética e também saibro. Recebeu um conjunto de balanços, com um modelo para bebê, um convencional e um tipo ninho, gira-gira, gangorras, estrutura metálica para escalada, cama elástica, escorregador com caixa de areia, bancos e lixeiras.
 

Carla Bisol e Aline Czarnobay

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes