Consultoria do Plano Diretor apresenta diagnóstico de Porto Alegre

17/05/2023 08:29
Carla Bisol/SMAMUS PMPA
MEIO AMBIENTE URBANISMO E SUSTENTABILIDADE
Entre outros pontos positivos, trabalho apontou a infraestrutura consolidada e a qualificação da mão de obra

A consultoria do Plano Diretor de Porto Alegre apresentou, nesta terça-feira, 16, o relatório com os diagnósticos da cidade para os integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). A empresa Ernst Young, contratada junto ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento com a finalidade de subsidiar a prefeitura, detalhou o documento com 682 páginas com a caracterização do território e análise da eficiência do atual planejamento da cidade.

Em linhas gerais, o estudo apontou que, dos 496 quilômetros quadrados de extensão, 60% mantêm características de área rural e de importância ambiental e 40% estão urbanizados. O documento dividiu o território em três áreas aproximadamente iguais entre alta, média e baixa ocupação, sendo que o Extremo-Sul é onde se concentra a menor taxa de ocupação. A região tem forte potencial para o turismo de natureza e de produção agrícola.

Já a região intermediária que inclui Lomba do Pinheiro, Glória, Ipanema até Restinga, foi apontada como de potencial para revalorização do solo, dada às proximidades das áreas verdes e por ser predominantemente residencial. Por sua vez, as regiões Central e Norte têm características de boa infraestrutura e mobilidade.

O trabalho também apontou como pontos positivos da Capital a localização estratégica em relação ao Mercosul, a infraestrutura consolidada, setores econômicos tradicionais estabelecidos e polos universitários e instituições de ensino que fornecem mão de obra qualificada. Porto Alegre conta ainda com uma rica história traduzida em espaços públicos e edificações de extrema importância cultural e arquitetônica.

“Este documento será utilizado pelos grupos de trabalho do Plano Diretor nos próximos dois meses para cruzar os dados com as informações coletadas nas atividades de participação com a população para começarmos a sistematizar as propostas do novo plano diretor da Capitalâ€, explica a diretora de Planejamento Urbano, Patrícia Tschoepke.

A consultoria contratada ainda deverá elaborar outros estudos que serão incorporados ao trabalho da prefeitura para redação final do projeto de lei a ser submetido aos vereadores.

A íntegra do documento pode ser acessada pelo link.

Oficinas temáticas - Nos dias 18, 22, 24, 25, 29 e 31 de maio, acontecem as oficinas temáticas para aprofundar o debate sobre o Plano Diretor de Porto Alegre. Serão discussões técnicas sobre os eixos que norteiam o processo de revisão: Desenvolvimento Social e Cultural; Patrimônio Cultural; Mobilidade e Transporte; Desempenho, Estrutura e Infraestrutura Urbana; Desenvolvimento Econômico e Gestão da Cidade. Os encontros são realizados das 18h30 às 22h, no auditório da prefeitura (rua Siqueira Campos, 1300 - 14º andar. Centro Histórico), em formato híbrido. No momento da inscrição, o interessado pode optar por participar presencialmente ou on-line. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link.

 

Carla Bisol

Lissandra Mendonça