Começa a 6ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

17/11/2022 11:44
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Prefeito Sebastião Melo participou da abertura na PUC na manhã desta quinta-feira

Cerca de 150 pessoas prestigiaram a abertura da 6ª Conferência Municipal do Meio Ambiente na manhã desta quinta-feira, 17. O evento ocorre no prédio 9 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) até sábado, 19, e se propõe a formular diretrizes que servirão de suporte na elaboração de políticas públicas para o meio ambiente.

O prefeito Sebastião Melo participou da abertura e destacou a importância de que todos se conscientizem do seu papel de cuidadores da cidade.

“O espaço público não é um espaço de ninguém, é um espaço de todos. Temos muitas cidades dentro de uma cidade só e como podemos melhorar a vida das pessoas? Sustentabilidade passa primeiro pelo combate à pobreza e este é um espaço para desenhar, reafirmar e projetar a cidade do futuro, em sincronia com a revisão do Plano Diretor” - Prefeito Sebastião Melo.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm, participou da abertura por vídeo, pois está no Egito participando da COP 27. “Nossa cidade está sendo muito feliz no planejamento climático. Fizemos nosso Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) e, em seguida, iremos lançar o Plano de Ação Climática da Cidade. Paralelamente, implantamos ações pontuais, como os terrários urbanos, o selo de certificação sustentável e os rooftops”, explicou, sendo acompanhado pelo secretário-adjunto, Maurício Loss, que frisou a importância do plano, em cooperação técnica com o Banco Mundial. “Sabemos que 67% das emissões de GEE são oriundas de transporte e o plano irá estabelecer medidas concretas de mitigação", completou Loss.

A presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) e coordenadora jurídica da Smamus, Ângela Molin, lembrou que a última Conferência do Meio Ambiente ocorreu em 2012. “Desde então, nossa cidade passou por significativas mudanças. Debater mudanças climáticas é debater também temas correlatos, pois o meio ambiente não se divide. Teremos painéis divididos por eixos, com especialistas em recursos hídricos, resíduos, energia, mobilidade, prevenção a desastres, planejamento urbano, geologia e direito ambiental, demonstrando a interface dos tema com diversos assuntos  de interesse da cidade”.

Desafios - Representando o reitor da universidade, o doutor Nelson Ferreira Fontoura, diretor do Instituto de Meio Ambiente da PUC, disse que é preciso trabalhar justiça social para evoluir na questão da sustentabilidade. “Temos muitos desafios para desencadear projetos que sejam levados adiante e aqui temos um espaço para ouvir especialistas, debater e deliberar boas propostas", afirmou.

A promotora de Justiça do Ministério Público, Annelise Steigleder, frisou a importância do espaço da conferência para discutir com a comunidade temas relevantes e trazer as questões para realidade concreta. “Assim, poderemos desenvolver projetos com possibilidades reais de transformar a cidade", salientou.

Programação - À tarde, acontecem os painéis por eixo temático. Na sexta-feira, 18, os participantes se reúnem em grupos para discutir soluções concretas e formular diretrizes para políticas públicas municipais. No sábado, 19, cada grupo apresenta suas propostas e todos votam as diretrizes. A conferência é uma promoção da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) e do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam)

 

Aline Czarnobay

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes