Cidadão pode participar do processo de revisão do Plano Diretor

11/08/2022 10:56
Sérgio Louruz / SMAMUS / PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Principais dúvidas dos usuários dizem respeito ao dia a dia nos bairros

A participação dos cidadãos nas discussões da revisão do Plano Diretor de Porto Alegre é fundamental para definição do desenvolvimento da Capital. O instrumento é a principal lei do município que planeja o crescimento urbano.

Uma das formas de participar é pela consulta pública on-line aberta ao público. O questionário traz uma série de perguntas sobre os principais temas do dia a dia dos moradores, quais os pontos positivos e quais os aspectos que podem ser melhorados.

“A consulta pública é aberta a todos e tem como objetivo recolher contribuições sobre questões prioritárias identificadas pela população para ser incluídas nas propostas de revisão do Plano Diretor”, explica a diretora do Planejamento Urbano da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Patrícia Tschoepke. “São os moradores de todos os bairros que conhecem a realidade da cidade e podem nos ajudar a planejar melhorias para Porto Alegre”, complementa a diretora.

Entre as dúvidas principais estão problemas e qualidades dos bairros, a qualidade e proximidade de escolas, postos de saúde, parques ou praças, museus ou espaços culturais, condições de habitação, necessidades de melhoria de mobilidade urbana, serviços básicos indispensáveis, como abastecimento e distribuição de água, gás, energia elétrica, rede telefônica, saneamento e outros.

Para responder o questionário é necessário acessar o link.

“Quanto mais pessoas participarem, melhor será nossa compreensão sobre as necessidades da cidade para definirmos as propostas de atualização do plano diretor a serem apresentadas em 2023”, reforça Patrícia. Outra forma importante de participação são as atividades presenciais que acontecem de agosto de 2022 a agosto de 2023.

As datas e locais das atividades do Plano Diretor podem ser consultadas em prefeitura.poa.br/planodiretor.

Plano Diretor - O Plano Diretor (PDDUA) é a principal lei do município. A cada 10 anos, é necessário fazer a revisão deste instrumento de planejamento urbano de desenvolvimento da cidade. O PDDUA busca promover a preservação ambiental, interação social, estímulo à economia, melhorias na mobilidade, proteção do patrimônio histórico, etc. Cria bases para uma cidade equilibrada e sustentável, que promova qualidade de vida a todos os cidadãos, reduzindo os riscos do crescimento desordenado, otimizando a infraestrutura urbana e distribuindo de forma justa os custos e benefícios da urbanização.

 

 

Carla Bisol

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes