Artigo: O 5G em Porto Alegre 

27/07/2022 10:24

Porto Alegre é a primeira cidade depois de Brasília a ter a disponibilidade do sinal 5G, resultado de um projeto de preparação e estímulo ao recebimento da tecnologia que a cidade vem criando. Trata-se de um marco para a nossa Capital, que contará com um aumento de até 10 vezes na velocidade da internet móvel.

Como as ondas da faixa do 5G são mais curtas do que as de outras frequências, dependem de uma ampla infraestrutura de antenas. Porto Alegre foi pioneira ao regular a instalação desse tipo de equipamento. 

Criou-se um processo desburocratizado, totalmente digital e sem análise humana, no qual os projetos são licenciados a partir de autodeclaração. Após o requerimento, a licença é expedida em alguns minutos, prazo que chegava a dois anos anteriormente e que ainda é a realidade na maioria das cidades brasileiras. Esse modelo é considerado referência pela Conexis Brasil Digital, entidade que reúne as principais operadoras do Brasil.

Com isso, Porto Alegre tornou-se referência. Somos, entre as capitais brasileiras, primeiro lugar no ranking de “Cidade Amiga da Internet”, promovido pela Associação Brasileira de Telecomunicações. Atualmente, existem 291 antenas licenciadas em áreas privadas que podem ser adaptadas para transmitir sinal 5G. É possível também a colocação de antenas em locais como placas de rua, relógios e paradas de ônibus. 

Esse preparo de Porto Alegre para receber a tecnologia foi decisivo para a escolha da cidade como uma das primeiras a receber o 5G e faz com que, já de largada, seja possível uma cobertura de sinal muito maior. Em um primeiro momento, regiões com grande adensamento populacional e alta circulação de pessoas como Centro Histórico, orla do Guaíba e aeroporto serão priorizadas. 
Uma vitória para a cidade que marca o início de uma nova era na tecnologia e cria um universo de oportunidades que ainda estão por vir.

 

Germano Bremm, secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre

Artigo publicado na edição de quarta-feira, 27, do jornal Zero Hora

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes