Aprovado Estudo de Viabilidade Urbanística do Cais Mauá

07/06/2022 20:52

Em reunião ordinária na noite desta terça-feira,7, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA) aprovou o Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) do projeto de revitalização do Cais Mauá. 

O secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade,Germano Bremm, presidente do conselho, conduziu os trabalhos e destaca a importância da aprovação. “Trata-se de um projeto de magnitude revolucionária, que coloca Porto Alegre num outro patamar. Ressalto que a proposta mantém áreas livres de uso público, como um grande promenade junto a toda orla do Cais, um contínuo boulevard, ao longo da Mauá, e vários passeios, praças e jardins nos setores do Gasômetro e das Docas”. 

A área total do empreendimento é de aproximadamente 239.400 metros quadrados, sendo subdividido em três setores distintos de implantação:

Setor Armazéns - corresponde à restauração e à reformulação dos armazéns existentes na parte central do Cais, bem como a qualificação dos espaços abertos de todo o setor, com utilização voltada a atividades institucionais, empresariais, de lazer, culturais, de entretenimento, de eventos e de hospedagem. 

Setor Docas - corresponde à implantação de nove  torres, com uso residencial, comercial e serviços, além da restauração do frigorífico preexistente e da urbanização e qualificação das áreas externas do sítio. 

Setor Gasômetro - corresponde à implantação de edifício para atividades de ensino, gastronomia e comércio e de atividades diversificadas ao ar livre. 

O Estudo de Viabilidade Urbanística aponta ainda as medidas mitigatórias. O empreendedor deverá firmar Termo de Compromisso com o Município, o qual é condicionante para o licenciamento urbanístico e ambiental do empreendimento.

A reunião foi transmitida pelo canal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) no YouTube. 

Aline Czarnobay

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes