Smams e IAB debatem Plano Diretor em reunião

06/09/2019 09:58
Luciano Lanes/PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Secretário destacou que Plano Diretor está sendo construído de forma colaborativa
O secretário municipal do Meio Ambiente da Sustentabilidade (Smams), Germano Bremm, se reuniu com o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), Rafael Passos, para tratar da revisão do Plano Diretor. Bremm afirmou que Porto Alegre quer contar com a experiência e a colaboração da IAB na construção do Plano Diretor. “Não temos respostas para tudo e, por isso, este processo está sendo construído de forma colaborativa", destaca.
 
Passos destacou que a Comissão Cidades do IAB vem se reunindo regularmente para tratar do Plano Diretor. Disse que estão sendo realizadas oficinas preparatórias com Regiões de Planejamento (RPs) que manifestaram interesse em debater o tema de forma regionalizada (RP 1, RP 2, RP 4, RP 5 e RP 7). Três rodadas de oficinas já foram concluídas (Oficina Zero, Oficina do Presente e Oficina do Passado). A expectativa da instituição, que quer colaborar com a metodologia da revisão do Plano Diretor, é concluir a Oficina sobre o Futuro de cada região até o fim deste mês. 
 
Também foram abordados durante a reunião, que ocorreu na sede da IAB, na noite de quarta-feira, 4, os seguintes temas ligados ao Plano Diretor: prazos, paisagem urbana, modelo de contrapartidas de edificações, flexibilização, escala intermediária, vinculação de outros planos setoriais, desenvolvimento econômico, plataforma de consulta virtual e comunicação. 
 
Mais informações sobre a revisão do Plano Diretor podem ser acessadas clicando aqui. Neste link, está disponível a primeira Consulta Pública, que visa colher informações iniciais sobre as expectativas da população para seus bairros e a cidade. O prazo para participar termina no próximo dia 9. 

 

Cibele Carneiro

Fabiana Kloeckner