Cresce interesse pela adoção de animais na Usav durante a quarentena

15/06/2020 15:43
Juliana Herpich/Usav
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Desde a segunda quinzena de março, foram 34 adoções

A busca por animais disponíveis para adoção na Unidade de Saúde Animal Victória (Usav) aumentou a partir da segunda quinzena de março. Mesmo com as restrições impostas pelo isolamento social no combate ao novo coronavírus, foram 34 adoções, especialmente gatos. No mesmo período do ano passado, foram registradas 28. “O número só não foi maior porque não tínhamos mais gatinhos filhotes, a preferência da maioria”, explica a coordenadora do Programa Me Adota? da Diretoria Geral de Direitos Animais (DGDA), médica veterinária Juliana Herpich.

Aos que buscam a companhia de animais mais tranquilos para este período, a veterinária explica que os cães também são ótimas companhias, especialmente os mais velhos, ou aqueles com sequelas de maus tratos, menos agitados do que gatos com menos de um ano. “É o caso do cãozinho Treme-Treme, que estava aqui desde 2015, muito calmo e amoroso. Nesta segunda-feira vai iniciar vida nova em um lar,” informa. 

Durante a entrevista, os futuros tutores são alertados a manterem os mesmos cuidados e atenção quando voltarem à rotina normal. “Todos animais, independente do perfil, continuarão necessitando de atenção e carinho. E como estão castrados e saudáveis, têm capacidade para desenvolverem uma longa parceria, participando das atividades das famílias onde forem recebidos” garante a veterinária.

Ângela dos Santos, por exemplo, ao contrário da maioria, chegou à Usav em busca de um cãozinho que tivesse muita vivacidade. Escolheu Cacau, macho de porte médio resgatado de acumulador. “Temos muito espaço no pátio para ele correr” conta Ângela, ao saber que vivia confinado, entre dezenas de outros cães, em um pátio muito pequeno. 

Me Adota? - Todos os animais albergados na Usav estão vacinados, desverminados e castrados. No processo de adoção, a equipe também pode auxiliar ao sugerir os animais que melhor se adaptem ao perfil familiar. O futuro tutor deve apresentar documento de identidade e comprovante de endereço. Interessados podem visitar a Usav nos seguintes horários: das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, na estrada Bérico José Bernardes, 3489, Lomba do Pinheiro. 

Apoio - Pessoas com dificuldades em se dirigir ao local podem conferir as fotos no álbum disponibilizado no Facebook dos Direitos Animais e também solicitar apoio aos voluntários inscritos na plataforma Ajuda Coronavírus Pets, da equipe da primeira-dama Tainá Vidal que recebe, em média, 25 consultas diárias sobre animais para adoção. 

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

Ari Teixeira

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes