Seminário de previdência pública reúne 800 participantes em Porto Alegre

05/05/2022 17:28

O  XX Seminário Sul-Brasileiro de Previdência Pública - que está sendo realizado de 4 a 6 de maio, no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul - registrou no seu primeiro dia a participação de 800 profissionais ligados ao setor. Serão três dias de troca de experiência com a realização de 20 palestras e três painéis sobre as novas normas aplicáveis à previdência pública, política de investimentos, realidade da previdência complementar no serviço público, aquisição e custódia de títulos públicos, entre outros temas de relevância para os profissionais do setor. A realização é da Associação Gaúcha de Instituições de Previdência Pública (AGIP), com o apoio do Departamento Municipal de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Porto Alegre (Previmpa).  

"Este seminário é muito importante por seu escopo e pelo fôlego das discussões que deverão ocorrer durante esses três dias. Costumo dizer que a alocação de ativos financeiros é tão boa quanto a análise e os dados que a precedem e, para isso, é necessário a troca de informações jurídicas, gerenciais, administrativas e econômicas para fazer com que o bolo do Regime Próprio de Previdência Social bata a meta atuarial”, disse o secretário municipal adjunto da Fazenda, Bruno Breyer Caldas, representando o prefeito Sebastião Melo.

A diretora-geral do Previmpa, Simone da Rocha Custódio, destacou a história de sucesso de eventos da AGIP e agradeceu o trabalho realizado por todos os profissionais da área da previdência. "Temos servidores, atuários, gestores, especialistas em investimentos e precisamos ouvi-los para estarmos preparados para fazer a gestão. O trabalho realizado pelos gestores e trabalhadores da área de previdência é de suma importância, porque cuidamos da vida das pessoas e de seus dependentes”, disse Simone.

O secretário extraordinário para os 250 anos de Porto Alegre, Rogério Beidak, disse que a cidade vive um momento histórico. “Hoje temos a oportunidade de receber este seminário com a casa cheia e com muitos participantes de fora. É o que buscamos, nos inserir cada vez mais no turismo de vivência”, comentou.  

O presidente da Associação Gaúcha de Instituições de Previdência Pública (AGIP),  Alberi Zanata, saudou os participantes e disse que a gestão da previdência e as demais entidades de classe precisam caminhar juntas. Ele ressaltou os 25 anos da AGIP, os 250 anos de Porto Alegre e os 20 anos do Previmpa, e afirmou  que este  é o maior seminário de Previdência já realizado no Rio Grande do Sul. 

Adriana Ferrás

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes