Evento reúne especialistas europeus e latino-americanos em Porto Alegre

27/05/2022 08:40

Especialistas e representantes governamentais da América Latina e da Europa se reunirão em Porto Alegre nesta sexta-feira, 27, para debater as perspectivas e os desafios para uma maior cooperação entre as duas regiões, com foco no desenvolvimento econômico. O evento Europa e América Latina: Cooperação e Futuro será realizado das 9h30 às 14h30, no Instituto Ling (rua João Caetano, 440) e integra a programação dos 250 anos de Porto Alegre. ​​​A promoção é da Rede Liberal da América Latina (Relial), em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, o Instituto de Estudos Empresariais (IEE) e a Fundação Friedrich Naumann.

"É uma satisfação trazer um importante evento, com grandes personalidades, para a cidade. Certamente todos terão muito a ganhar", afirma o vice-prefeito Ricardo Gomes, que já foi presidente da Relial e atualmente integra a direção da entidade.

A presidente do IEE, Victoria Jardim, avalia que o evento é extremamente relevante diante do atual momento global que aponta para menos globalização e mais autocracia. “Em meio a este cenário, que julgo ser um retrocesso, é muito bom saber que ainda existem instituições como Relial e a Naumann, que buscam promover a cooperação e o diálogo entre os países”, analisa Victoria.

Os painéis abordarão o atual contexto socioeconômico da Europa, as evoluções necessárias para o Mercosul e os desafios para o desenvolvimento da América Latina. Dentre os palestrantes internacionais convidados estão o alemão Michael Link, membro da junta liberal do Free Democratic Party, o espanhol Jordi Cañas, eurodeputado da Renew Europe, o português Filipe Domingues, secretário geral do Instituto para Promoção de América Latina e Caribe, a chilena Bettina Horst, diretora-executiva da Libertad Y Desarrollo, o venezuelano Pedro Urruchurto, do movimento Vente Venezuela e o mexicano Alejandro Poiré, decano da Escola de Ciências Sociais e Governo Tecnológico de Monterrey. 

Mais informações pelo e-mail atendimento@iee.com.br.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes