Prefeitura entrega a obra de ampliação da rua Anita Garibaldi

08/09/2022 16:07
Pedro Piegas / PMPA
executivo
Prefeito destacou a importância das parcerias para promover as mudanças na cidade

A obra de prolongamento da rua Anita Garibaldi foi entregue pela prefeitura na tarde desta quinta-feira, 8. A intervenção é uma das obrigações assumidas pelo Shopping Iguatemi como contrapartida do projeto de expansão do empreendimento. O novo trecho tem 900 metros de extensão, entre a rua Carlos Legory e a avenida João Wallig, na Zona Norte, e permitirá a conexão da Anita com a avenida Túlio de Rose. (fotos)

Antes de liberar os primeiros veículos a cruzarem em direção a João Wallig, o prefeito Sebastião Melo reforçou que, sem as parcerias, a prefeitura não conseguiria promover as mudanças necessárias para melhorar a cidade. "Queremos agradecer aos parceiros por essa visão. Por investir em Porto Alegre e acreditar que temos um futuro próspero. A cidade somos todos nós. Que venham os investimentos e mais melhorias", enfatiza.

‘’Essa é uma importante obra de qualificação da mobilidade e da estrutura do entorno do shopping. É uma significativa contrapartida, que une o setor público e privado, na melhoria e na transformação da cidade’’, destaca o secretário de Obras e Infraestrutura, André Flores.

Para execução dos serviços, foram investidos cerca de R$ 16 milhões. A obra é executada pela Construtora Coesul e fiscalizada pela Secretaria de Obras e Infraestrutura (Smoi). As intervenções envolvem terraplenagem, drenagem, novas redes de água e esgoto, redes elétricas, iluminação, pavimentação, passeios, ciclovia e ampla sinalização. 

"Essa entrega era um sonho antigo, pois reforça o nosso compromisso de longo prazo com o desenvolvimento de Porto Alegre. Temos orgulho em fazer parte dessa transformação, que traz ainda mais facilidade de acesso e mobilidade para a região", ressalta Carlos Jereissati, membro do conselho da Iguatemi S.A.

Pedro Piegas / PMPA
executivo
Parte do fluxo de veículos na Nilo Peçanha será absorvida pela Anita Garibaldi

Mobilidade - A ampliação da Anita Garibaldi é uma alternativa para quem vem das regiões Centro e Leste para os shoppings Iguatemi, Bourbon, estabelecimentos de ensino e empreendimentos localizados na Zona Norte. Quando o estudo foi realizado, constatou-se que a ampliação da rua Anita Garibaldi absorveria aproximadamente 50% da demanda de deslocamento com destino a esses principais pólos.

“Atualmente, Nilo Peçanha e Anita Garibaldi, a partir da Terceira Perimetral, apresentam um fluxo diário de mais de 80 mil veículos nos dois sentidos. O prolongamento significa um grande ganho para a mobilidade da região, pois permitirá que parte do fluxo que circula especificamente na Nilo Peçanha possa ter a Anita Garibaldi como alternativa”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

Trânsito - A liberação irá promover mudanças no trânsito na região. Com o prolongamento da rua Anita Garibaldi será possível, no sentido bairro-Centro, acessar a via a partir da Túlio de Rose, dobrando à direita na João Wallig e contornando o canteiro para entrar à esquerda na Anita Garibaldi. No sentido Centro-bairro, será possível continuar pela Anita Garibaldi, pegar a antiga Carlos Legori à direita (que passa a ser chamada de continuação da Anita Garibaldi) até a João Wallig. 

Outra mudança será na João Wallig que passará a ter sentido duplo da Túlio de Rose até o prolongamento da rua Anita Garibaldi, e portanto, será possível acessar a Anita Garibaldi a partir da Túlio de Rose ou da Cipó, em direção ao centro.

O acesso ao shopping Bourbon Country pela rua Cipó também sofreu alteração. Para ingressar no estacionamento, o motorista deverá contornar todo o canteiro central da avenida João Wallig. Para facilitar a entrada, os acessos foram invertidos: onde antes era a saída passará a ser a entrada do centro comercial.

 

Larissa Carlosso e Aline Rimolo

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes