Prefeito e Guri de Uruguaiana visitam escola para falar sobre os cuidados com a cidade

13/09/2022 15:07
Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Campanha A Gente Vive. A Gente Cuida é transmitida em linguagem leve e divertida

O prefeito Sebastião Melo começou na manhã desta terça-feira, 13, campanha sobre a importância dos cuidados com a cidade junto a alunos de escolas municipais. Ao lado do Guri de Uruguaiana, Melo falou sobre a iniciativa A Gente Vive. A Gente Cuida em linguagem leve e divertida para mais de 200 estudantes, entre 4 e 12 anos, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Liberato Salzano Vieira da Cunha, na Zona Norte. As crianças receberam 1,3 mil cartilhas infantis, feitas em papel reciclado, que divulgam a campanha na linguagem delas: com história em quadrinhos e joguinhos.

O prefeito e o Guri de Uruguaiana conversaram com os alunos sobre a diferença entre o lixo seco e o lixo orgânico, a importância de separá-los em casa e na escola e como funcionam a coleta seletiva e a reciclagem dos resíduos da cidade. O prefeito explicou a razão de levar esses temas para as escolas.

"Educar é ensinar a pessoa para a vida. Esse cuidado com a cidade é muito importante. A nossa vinda aqui - e faremos em outros colégios - busca sensibilizar alunos e professores de que a cidade somos todos nós. Então, separar o lixo, cuidar da calçada, não sujar o arroio, cuidar da praça, enfim, tudo isso faz uma cidade mais humanizada e acolhedora. O cuidado a gente aprende em casa e na escola" - Prefeito Sebastião Melo.

Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Primeira escola a receber a ação foi a Liberato Salzano

Para a secretária-adjunta da Educação, Cláudia Pinheiro, o evento atingiu o objetivo. "O prefeito falando diretamente com as crianças é algo muito bonito e positivo. A campanha A Gente Vive. A Gente Cuida tem que virar uma cultura na cidade. É na infância que a gente adquire esse hábito."

Jair Kobe, que interpreta o personagem Guri de Uruguaiana, enxerga as crianças como atores multiplicadores. "Eles levam a mensagem para as famílias, educam e fiscalizam os adultos. Esse olhar da prefeitura é ótimo para gerar mais conscientização."

"Eu aprendi sempre dizer para as pessoas que coloquem o lixo no lugar certo", disse Izabela França da Silva, de 7 anos. E o colega Bernardo dos Santos, também de 7 anos, completou. "Temos que deixar o lixo no lugar certo, não misturar. Se a gente misturar, não tem como fazer a reciclagem. E todo mundo tem que cuidar, já vou avisar meus pais.â€

A gente vive. A gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

 

Vanessa Felippe

Lissandra Mendonça